Prefeito Elmano Férrer assina contrato e inicia urbanização da Vila da Paz

PTB Notícias 20/07/2011, 10:14

O prefeito Elmano Férrer (PTB-PI) e o superintendente da Caixa Econômica Federal, Emanoel Bonfim Veloso, assinaram na última terça-feira (19/07/2011) dois contratos de repasse de recursos do Governo Federal para a Prefeitura de Teresina para execução das duas primeiras etapas do Projeto de Urbanização da Vila da Paz, na zona Sul da capital.

Inicialmente serão investidos R$ 19 milhões em recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2) e na última etapa serão investidos mais R$ 25 milhões na construção de moradias.

O prefeito Elmano Férrer destaca um dos pontos que considera mais importante no projeto.

É que ele vai realizar uma série de intervenções urbanísticas sem tirar os moradores dos locais onde vivem há mais de 25 anos.

Segundo ele, depois de concluídas as ações de infraestrutura como saneamento, pavimentação de ruas, esgoto, drenagem, iluminação e da elaboração dos projetos dos equipamentos urbanos, que são teatros, parque ambiental, ginásios poliesportivos, centro sociais, a Caixa vai construir 624 apartamentos para onde serão removidas as famílias que vivem hoje em áreas de risco.

“Esta obra respeita os laços de amizade e mantém a população no local onde vivem, tanto é que desde o início conta com a adesão da comunidade.

É uma ação que tem um alcance social muito grande e faz parte do conjunto de projetos que estamos implementado em toda a cidade, como é o caso das galerias da zona Leste, da urbanização da Vila Alto da Ressurreição e do Lagoas do Norte”, ressalta Elmano.

Os moradores do bairro destacam que a solenidade de assinatura dos contratos representa a realização de um sonho daquela comunidade e é o primeiro passo para transformação de uma vila carente em infraestrutura em um bairro de verdade.

“Deixaremos de ser uma vila e passaremos a ser o bairro Nossa Senhora da Paz”, diz a presidente da Associação de Moradores da Vila da Paz, Maria das Dores Vieira.

Diante dos demais moradores ela relembrou o início daquela comunidade, há 25 anos, fruto de invasões lideradas principalmente por mulheres.

“Lutávamos para que o grotão fosse transformado em galeria, mas agora receberemos um projeto completo onde serão feitas várias obras para beneficiar toda a população”, acrescenta.

PARCERIAO superintendente da Caixa no Piauí, Emanoel Veloso, destaca que a instituição já assinou quatro outros contratos com a Prefeitura de Teresina e que os assinados na terça (19) são dois de um total de três parcerias a serem estabelecidas entre o Governo Federal e a Prefeitura para melhorias na Vila da Paz.

“O terceiro contrato diz respeito à construção de 624 moradias.

Este é um projeto muito importante, pois beneficia mais de 16 mil pessoas.

Um de nossos valores é estabelecer parcerias com as prefeituras em projetos que beneficiam diretamente a população”, acrescenta.

A Superintendência de Desenvolvimento Urbano – SDU Sul é quem vai acompanhar e fiscalizar a execução das obras e ações do projeto.

O superintendente do órgão, José Antônio Sobral, diz que são R$ 17 milhões que serão transformadas em obras que vão beneficiar milhares de pessoas e servir de exemplo para outras comunidades da capital.

“Agora esta comunidade se chamará de “Vila da Paz e das Obras”, e depois das intervenções será a “Vila da Paz e da Cidadania Plena””, destaca o gestor ao dizer ainda que “estas serão obras que vão ficar para a posteridade e que é apenas o começo, pois muito ainda está por vir, se depender da vontade política e do modelo de administrar do prefeito Elmano Férrer”.

EXECUÇÃODepois de assinatura do repasse de recursos a Prefeitura, por meio da SDU Sul, vai realizar licitação para contratação de empresa para execução do Projeto de Urbanização da Vila da Paz e para elaboração dos projetos técnicos complementares de equipamentos urbanos.

Assinaram como testemunhas dos contratos o presidente da Câmara Municipal, Edvaldo Marques, o secretário de Planejamento, João Alberto Monteiro, o autor do projeto, o arquiteto Anderson Mourão, a presidente da associação de moradores da vila, Maria das Dores Vieira e a Presidente da Fundação Nossa Senhora da Paz, Antônia Rodrigues.

A solenidade de assinatura dos repasses contou com a participação de vereadores, deputados, secretários municipais, gerentes da Caixa Econômica e das comunidades da Vila da Paz, Vila Costa Rica, Vila Jerusalém, Parque Rodoviário e bairro Redenção.

Agência Trabalhista de Notícias (PB), com informações do site Clicapiaui.

com