Prefeito Elmano Férrer define prioridades para zona rural de Teresina

PTB Notícias 16/05/2010, 11:40


Em visita às comunidades Santa Teresa, Bela Vista e Boa Hora, o prefeito de Teresina, o petebista Elmano Férrer, ressaltou que os investimentos da Prefeitura na zona rural da cidade têm como prioridade as áreas da Saúde, Educação e abastecimento d’água.

Acompanhado do senador João Vicente Claudino, o prefeito conferiu o andamento de obras que estão sendo executadas nas regiões e ouviu as solicitações dos moradores.

Elmano Férrer destacou que entre os investimentos em Educação que a Prefeitura fará na zona rural da capital do Estado do Piauí está a ampliação e reforma de escola na comunidade Santa Teresa.

Serão investidos R$ 500 mil na construção de novas salas, reconstrução do teto, piso, construção de banheiros dotados de acessibilidade para pessoas com deficiência, entre outras intervenções.

As obras terão início no mês de junho.

“Essa é uma escola que atende 780 alunos nos três turnos, por isso se faz necessário investir na melhoria de sua infraestrutura física”, disse o prefeito.

Ainda na Santa Teresa, o prefeito verificou o andamento da implantação do sistema de abastecimento de água residencial que beneficiará 700 famílias da comunidade.

De acordo com Claceana Landim, superintendente de Desenvolvimento Rural, serão 27 mil metros de encanamento, ligados a duas caixas d”água que, juntas, armazenarão 200 mil litros de água.

“Já concluímos em torno de 80% da obra e esperemos estar com tudo pronto o mais rápido possível”, reforçou a superintendente.

Na comunidade Bela Vista a Prefeitura construiu um novo Centro de Saúde e está investindo na recuperação das estradas que dão acesso à comunidade, além disso, está implantando um sistema de irrigação no campo agrícola Elisa Romaro.

Juntos, esses investimentos somam R$ 373 mil, sendo que a maior parte desse recurso é proveniente do Orçamento Popular.

Na localidade Boa Hora, o prefeito autorizou os serviços de recuperação do Centro de Saúde e a construção de uma praça em frente à igreja da comunidade.

Políticas públicas O prefeito Elmano Férrer enfatizou a importância dos investimentos em políticas públicas que melhorem a vida nas comunidades rurais: “Teresina é a capital brasileira com a maior zona rural do país.

São aproximadamente 40 mil pessoas morando fora da região urbana”, disse o prefeito, destacando que a Prefeitura, por meio da SDR, apóia a agricultara familiar, tendo em vista que essa atividade é a principal base de sustentação das pessoas que moram na zona rural da cidade.

Para o senador João Vicente Claudino, o gestor público precisa manter-se sempre perto das comunidades rurais, ouvindo seus anseios e conhecendo de perto os problemas que enfrentam.

“É necessário conhecer de perto a realidade da população e ouvir as pessoas.

Isso facilita o trabalho do gestor no momento em que deverá traçar suas ações administrativas”, defendeu o senador.

A visita às comunidades rurais da zona Leste de Teresina também contou com a presença do deputado estadual João Mádson, do secretário municipal de Educação, Ribamar Rodrigues, do presidente da Fundação Municipal de Saúde, Pedro Leopoldino e do superintendente executivo de Desenvolvimento Rural, André Nogueira.

fonte: site da Prefeitura de Teresina (PI)