Prefeito Elmano Férrer garante SINE após reunião com ministro do Trabalho

PTB Notícias 14/07/2011, 9:45


Após reunião com o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, o prefeito Elmano Férrer (PTB-PI) garantiu a implantação de uma unidade do Sistema Nacional de Emprego (SINE) em Teresina, através de convênio entre a Prefeitura e o Governo Federal, para o próximo ano.

A garantia foi dada durante audiência realizada na última quarta-feira (13/07/2011), na Esplanada dos Ministérios, na qual também participaram o senador João Vicente Claudino (PTB- PI), e o deputado Hélio Isaías, secretário estadual de Desenvolvimento Econômico.

Férrer relatou ao Ministro Lupi que Teresina é a única capital do Nordeste que não conta com um Sine, mas já dispõe de 14 centros de capacitação de mão-de-obra, mantidos com recursos próprios, por meio da Fundação Wall Ferraz.

Segundo o prefeito, os centros dão boa cobertura à demanda atual de mão-de-obra na capital.

“Atendemos, hoje, cerca de 4 mil jovens e adultos nos centros de capacitação de Teresina.

Não é fácil manter esta estrutura sem uma fonte de renda específica para tal finalidade.

Mas, com essa conquista, a nossa expectativa é de que, com o sistema de intermediação de mão-de-obra, possamos, além qualificar, atender mais de 12 mil pessoas”, destacou Elmano Férrer.

O prefeito Elmano Férrer adiantou que o programa deverá ser chamado de SIME – Sistema Municipal de Emprego – e deverá complementar as ações da Fundação Wall Ferraz e a ideia também contempla a criação de uma “Central do Trabalhador Autônomo”.

O projeto em questão está orçado em aproximadamente R$ 1,6 milhão.

“Vamos disponibilizar a estrutura física e os funcionários.

A nossa intenção é implantar o SIME no antigo prédio da Câmara Municipal, no Centro da cidade, com 31 servidores da Prefeitura de Teresina.

Com isso, vamos avançar bastante na geração de emprego e renda, sobretudo, porque vamos casar este projeto à criação de uma Central do Trabalhador Autônomo que visa fomentar a geração de pequenos e médios negócios a partir da qualificação profissional”, pontuou Férrer.

O ministro Carlos Lupi solicitou, de imediato, ao secretário de Políticas Públicas de Emprego, Carlo Simi, providências no sentido de que a implantação do Sine em Teresina conste no Orçamento Geral da União para o ano de 2012.

“A população de Teresina pode contar com o Ministério do Trabalho.

Vamos dar prosseguimento com relação ao orçamento e irei a Teresina para inauguração do SINE.

Faremos a inclusão, como consta no projeto, deste suplemento orçamentário”, afirmou o ministro, que aproveitou para pedir ajuda do senador João Vicente Claudino no que diz respeito à Orçamento do Ministério do Trabalho que é o mesmo há cinco anos.

“É importante ressaltar a disposição da Prefeitura de Teresina de colocar servidores à disposição e fechar esta parceria com o Ministério do Trabalho.

O Ministro Carlos Lupi nos colocou abertamente das dificuldades encontradas, como é caso da falta de quadro para implantar este programa de fundamental importância para nosso país”, concluiu o senador João Vicente Claudino.

Agência Trabalhista de Notícias (PB), com informações da prefeitura de Teresina