Prefeito Elmano Férrer (PI) entregará duas unidades socioassistenciais

PTB Notícias 2/08/2011, 15:20


Elmano Férrer, prefeito de Teresina, entrega duas unidades de atendimento socioassistencial neste mês de agosto como parte da programação dos 159 anos da cidade.

Na próxima quinta-feira (04), a Vila Irmã Dulce (zona Sul), recebe do prefeito, às 8h30, o Centro de Referência em Assistência Social (CRAS Sul II), e no dia 9, no mesmo horário, a comunidade da Vila São Francisco Sul festeja a entrega do Núcleo de Atendimento Intergeracional (NAI Cidadania).

As duas unidades atendem recomendação do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), que busca soluções para as famílias em situação de vulnerabilidade social, assegurando proteção por meio de iniciativas efetivadas em ações compartilhadas de assistentes sociais, pedagogos e psicólogos.

Segundo Elmano Férrer, essas unidades são concebidas como forma de garantir às famílias um espaço adequado para reuniões, entrevista familiar, oficinas de convivência e ações comunitárias.

“Todos os preceitos de apoio e de incentivo às famílias que passam por algum tipo de vulnerabilidade são aplicados a esse público para lhe assegurar apoio e ações de efetivação dos direitos de cidadania”, explica o prefeito.

“A assistência social de Teresina vivencia, nestes últimos anos, um salto qualitativo e quantitativo para o atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade social.

Em 2009, por exemplo, eram sete unidades de atendimento socioassistencial e hoje a cidade já conta com 17 unidades, e isso representa um grande avanço”, complementa Elmano Férrer.

A secretária municipal do Trabalho, Cidadania e Assistência Social (Semtcas), Graça Amorim, afirma que o prefeito Elmano Férrer se dedica ao planejamento de ações que atendam às famílias que vivem em situação de risco.

“A entrega destes dois novos CRAS consolida nosso trabalho para descentralizar os serviços ofertados à população, principalmente aproximando esse serviço aos moradores dos diversos bairros e localidades.

A integração e a inserção da comunidade em programas que buscam prevenir situações de risco é o objetivo do nosso trabalho e uma determinação do prefeito Elmano Férrer”, pontua a secretária.

A assistente social Teresa Cristina Moura evidencia o trabalho das equipes nos núcleos.

“A equipe técnica está cada vez mais capacitada e a Prefeitura cumpre a missão de promover a autoestima e capacitar as pessoas para uma vida melhor.

O CRAS é a porta de entrada da assistência social e, deste modo, a assistência social é exercida como um direito das pessoas, mas distanciando-as dos moldes do assistencialismo,” finaliza a assistente social.

Agência Trabalhista de Notícias (IS), com informações da Prefeitura de Teresina (PI)