Prefeito Elmano Férrer reúne lavadeiras para comemorar o Dia da Mulher

PTB Notícias 8/03/2012, 15:43

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, celebrado nesta quinta-feira (08/03), a Prefeitura de Teresina (PI), administrada pelo petebista Elmano Férrer, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Semdec), fez uma homenagem para mais de 200 mulheres que trabalham nas lavanderias comunitárias da capital.

Durante as comemorações, Elmano Férrer lembrou das políticas públicas para essa parcela da população.

“Entendemos que o dia 8 de março não é apenas marcado como uma data comemorativa, mas um dia para se firmarem discussões que visem à diminuição do preconceito, onde são abordados assuntos sobre a importância do papel da mulher dentro da sociedade”, enfatizou Elmano, destacando como uma das ações mais recentes e de fundamental importância para a vida das mulheres a criação da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres.

O secretário da Semdec, Alexandre Magalhães, esclareceu que o trabalho dessas mulheres precisa ser valorizado, já que quase todas sustentam suas famílias com o dinheiro obtido nas lavanderias comunitárias.

“Todas as mulheres precisam ser lembradas nesse dia, seja por grandes ou pequenos gestos.

Preparamos bolo, dinâmicas, sorteios de brindes, entre outras atividades.

Isso melhora a autoestima de cada uma, afinal de contas, todas as mulheres precisam ser homenageadas neste grande dia”, afirmou Magalhães.

Alda Soares trabalha na lavanderia do Morro da Esperança há 24 anos e ficou satisfeita com a homenagem.

“Atualmente arrecado mais de dois salários mínimos com o meu trabalho e consegui sustentar meus filhos através do que faço.

Essa homenagem nos engrandece e estamos todas muito felizes”, disse a lavandeira.

Atualmente, existem nove lavanderias comunitárias em Teresina gerenciadas pela Semdec, localizadas nos seguintes bairros: Morro da Esperança, Planalto Ininga, Planalto Uruguai, Santa Isabel, Satélite, São Pedro, Três Andares e Vila Nova e Ladeira do Uruguai.

No ano passado, foram realizados mais de 44 mil atendimentos nas lavanderias comunitárias da Prefeitura de Teresina, totalizando quase um milhão e meio de peças de roupas lavadas.

A renda obtida nestes espaços em 2011 foi de R$ 1.

487.

556, sendo que 12% desse total (R$ 178 mil) foram repassados para a manutenção das lavanderias.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Prefeitura de Teresina (PI)Foto: Divulgação