Prefeito Fábio Tyrone Inaugura centro de referência cigana no Nordeste

PTB Notícias 10/08/2009, 9:20


O povo cigano da cidade de Sousa, no Alto Sertão paraibano, região que concentra mais de 600 pessoas da comunidade Calon, está em festa com a abertura do primeiro centro de referência cigana do Nordeste: o Centro Calon de Desenvolvimento Integral (CCDI).

Inaugurado na manhã de quinta-feira, dia 6 de agosto, no Jardim Sorrilândia III, o CCDI é uma ação coordenada pela Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial da Presidência da República (Seppir-PR), que conta com o apoio do Ministério da Cultura, por meio da Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (SID/MinC).

Estiveram presentes ao evento, o ministro da Seppir-PR Edson Santos; o governador da Paraíba José Targino Maranhão; o secretário da SID/MinC, Américo Córdula; a chefe da Representação Regional Nordeste do MinC, Tarciana Portella; o Prefeito de Sousa Fábio Tyrone (PTB); dentre outras autoridades.

O prefeito Fábio Tyrone afirmou que a realidade do povo cigano na região estava mudando e que o preconceito estava chegando ao fim.

Ele anunciou que o projeto Matriz das Artes, promovido pela Prefeitura Municipal de Sousa, estava incluindo na programação deste ano espetáculo de danças ciganas.

O ministro Edson Santos fez o seu discurso indagando aos ciganos se o Centro atendia às expectativas da comunidade, ao que os Calon, como são conhecidos, sinalizaram positivamente.

Recordou, ainda, que “o presidente Lula identificou, no começo de seu governo, que teria que governar para todos e para os que têm menos oportunidades, como os negros, os quilombolas, os indígenas e os ciganos”, disse Santos.

Falando em nome da comunidade Calon, o presidente do CCDI, Francisco Figueiredo, agradeceu às autoridades pela viabilização da iniciativa e “por valorizarem a cultura de um povo tão excluído da sociedade”.

Segundo ele, “o Centro irá ajudar a perpetuar essa cultura tão diversa e rica”.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Blog Viva a Cultura Popular