Prefeito Fábio Tyrone irá à Brasília tratar a questão do seguro-safra

PTB Notícias 15/09/2011, 8:01


O Prefeito de Sousa (PB), Fábio Tyrone (PTB), lamentou a notícia veiculada pela imprensa na última terça-feira (13/09) sobre o cancelamento do beneficio Seguro-Safra 2010/2011 no Município de Sousa.

Conforme informações da coordenação do Seguro-Safra na Paraíba, o cancelamento teve por justificativa que o índice pluviométrico no Município foi acima do esperado, razão tal da suspensão do pagamento do beneficio.

O cadastramento do Seguro-Safra 2010/2011 foi realizado pela Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do Município em parceria com a EMATER.

De acordo com o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Caetano de Lima, o índice pluviométrico realmente foi satisfatório durante o ano, porém na cultura de arroz, feijão e milho houve consideráveis perdas na produtividade, acima de 50% do previsto.

E que, tradicionalmente, os agricultores iniciam as plantações no período de março, que conseqüentemente, neste intervalo houve uma significativa queda no índice pluviométrico, ainda aliada ao fato que as chuvas ocorreram mais no período noturno, e por tratar da questão do solo na região – as elevadas temperaturas climáticas durante o dia, não absorvem suficientemente a água para o plantio.

O Prefeito de Sousa, Fábio Tyrone, comprometeu-se logo que retornar de viagem a Cuba, em comitiva oficial do Governo do Estado, em manter contato com Ministério de Desenvolvimento Agrário (MDS), em Brasília, para negociar institucionalmente a melhor alternativa para tratar a peculiaridade do Seguro-Safra 2010/2011 na cidade de Sousa.

A Prefeitura de Sousa compreende a importância da agricultura como fator de incentivo para o desenvolvimento e progresso do Município de Sousa.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do Portal da Prefeitura de Sousa