Prefeito Ival Avelar cria Conselho e Fundo de Cultura de Jaraguá (GO)

PTB Notícias 15/06/2013, 7:18

O Prefeito de Jaraguá (GO).

Ival Avelar (PTB), assinou um decreto e sancionou uma Lei na última quinta-feira, 13/06, durante a III Conferência Municipal de Cultura.

O Decreto 574 instituiu o Conselho Municipal de Cultura e a Lei 1.

196/2013 criou o Fundo Municipal de Cultura.

O evento realizado no CETEMJ teve a participação de autoridades e alunos de escolas públicas e particulares, o objetivo era debater os eixos propostos pela conferência.

O evento também reuniu artistas locais, presidentes de entidades culturais como bandas, associação de catireiros e foliões, escritores, academia de letras entre outros.

O evento foi aberto com uma encenação do artista Ostrecrinio Lacerda, que depois subiu ao palco da conferência para contar dois causos, que emocionaram a platéia.

A Academia Jaraguense de Letras foi representada por Belinha Melo, a Banda Santa Cecília, pelo seu Presidente, Paulo Antônio Gonçalves, Kátia Machado Presidente do Conselho do Patrimônio Histórico também esteve presente.

Assim como o Maestro Eurípedes José, que representou a Banda Lira Jaraguense, Erminio Silva falou em nome da Associação dos Catireiros e Foliões do Município.

A Conferência teve ainda a participação de Eliezer Eterno Guimarães, Secretário de Cultura de Aparecida de Goiânia.

O hino de Jaraguá foi cantado pelos alunos da Escola Ana Edith e o pintor Fernando Soares fez uma exposição de quadro na entrada do auditório do CETEMJ.

Semi Gidrão Filho, que passou a integrar o Conselho de Cultura, fez um discurso agradecendo a câmara e o prefeito, pela criação da Secretaria de Cultura e suas ferramentas para apoiar o fortalecimento cultural do município.

De acordo com a organização do evento, alunos do Colégio Mérito, fizeram um estudo escolar a partir da realização da conferência de cultura.

O Prefeito Ival Avelar, além de assinar o decreto e a lei, junto com o Secretário de Cultura Paulo Vitor Avelar deu posse ao novo conselho de cultura.

Ival Avelar, disse que todos os esforços estão sendo feito para ampliar os projetos culturais do município.

Ele ainda parabenizou a Secretaria de Cultura e finalizou dizendo que o município tem mantido o apoio as tradições culturais e que a conferencia representava novos avanços.

O Secretário Paulo Vitor Avelar, frisou que entre os 246 municípios goianos, apenas 37 estão regularizados junto ao Ministério da Cultura, e que Jaraguá é um deles.

Ele salientou que a conferência cumpria uma das etapas exigidas, lembrando que há exatamente seis anos havia sido criada a superintendência municipal de cultura que desde então vem desenvolvendo um trabalho silencioso, com resultados de longo prazo.

“Nestes seis anos de existência, a superintendência de cultura conseguiu criar um ponto de cultura através da restauração do Casarão do Padre Silvestre, já conhecida Casa da Cultura, que já tem apresentado bons frutos desenvolvendo projetos de resgate e preservação do patrimônio material e imaterial de Jaraguá, além de já figurar na sociedade como ponto de pesquisas para estudantes” frisou.

Durante a solenidade também foi entregue simbolicamente aos Colégios Ornelo Machado, Genius e a Escola Affonsina de Freitas, Cartilhas que trazem um resumo histórico baseado em comprovações, correções e atualizações sobre a fundação e a história de Jaraguá.

De acordo com Paulo Vitor Avelar, foram impressas 10 mil unidades para distribuição gratuita as escolas, e se necessário, outras cópias serão impressas.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal Correio Goiano