Prefeito Ivan mostra soluções de São José dos Pinhais (PR) para o lixo

PTB Notícias 22/12/2011, 14:42

O prefeito da cidade paranense de São José dos Pinhais, o petebista Ivan Rodrigues, e o presidente do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), Luiz Tarcísio Mossato Pinto, debateram na última terça-feira (20/12/2012) as soluções encontradas pelo município para realizar a coleta de lixo de forma eficaz na cidade.

Entre os principais temas abordados estavam a Central de Triagem e Valorização dos Resíduos Sólidos – inaugurada em maio deste ano, ela recebe cerca de 200 toneladas de lixo reciclável por mês.

Em agosto deste ano, a Prefeitura ampliou a coleta de lixo reciclável e agora todas as ruas da cidade recebem a visita do caminhão ao menos uma vez por semana (nas áreas urbanas) ou quinzenalmente (na área rural).

Outro assunto debatido foi a Estação de Transbordo de Lixo, que desde novembro funciona no bairro Barro Preto.

A estação tornou a coleta mais ágil, pois o material colhido pelos caminhões nos bairros agora é repassado para um caminhão maior, com o triplo de capacidade.

Coberto por uma lona, esse caminhão maior segue em direção ao aterro sanitário metropolitano em Fazenda Rio Grande.

Esse processo, além de evitar o mau cheiro nas rodovias, evita multas por conta de excesso de cargas nos caminhões coletores.

Na pauta do encontro também estava a possibilidade de São José dos Pinhais firmar convênio com IAP, para que através da descentralização dos serviços prestados pelo órgão a Prefeitura possa emitir licenças ambientais municipais.

Participaram da reunião, no gabinete do prefeito, a secretária de Meio Ambiente Edilaine Vieira, o procurador geral do município, Luiz Henrique Ramos, e o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Hermas Brandão.

fonte: site da Prefeitura de São José dos Pinhais (PR)