Prefeito João Carlos Brum inaugura sede da Defensoria Pública em Alvorada

PTB Notícias 30/05/2011, 15:05

O prefeito de Alvorada, João Carlos Brum, do PTB do Rio Grande do Sul, e a Defensoria Pública do Estado inauguraram na última sexta-feira (27/05/2011) a sede da instituição no município.

Em média, a DPE/RS em Alvorada recebe mais de 500 pessoas mensais, e realiza cerca de 900 atendimentos, sobretudo nas áreas de família, como ações de alimentos, direito de visitas, investigação de paternidade, entre outras, e cível – ações de medicamentos, internações e regularização fundiária –, e na área Criminal.

O prefeito petebista afirmou estar satisfeito com o convênio firmado com a Defensoria Pública, que proporciona a locação da casa onde a instituição está instalada.

“Dessa forma, possibilitamos a ampliação dos serviços da Defensoria Pública à população e minimizamos problemas relacionados à dificuldade no atendimento”, destacou João Carlos Brum.

Na ocasião, Carlos Brum renovou o convênio que disponibiliza o local para a Defensoria por mais dois anos.

Segundo a defensora pública-geral do Estado, Jussara Acosta, o espaço disponibilizado é apropriado, “tanto para a população de Alvorada quanto para os nossos defensores públicos realizarem seu trabalho”, disse.

Ela ressaltou ainda a cidade, que tem mais de 200 mil habitantes, conta com cinco defensores e, que, na sede, foram realizados dois mutirões de atendimento relacionados à regularização fundiária.

O defensor público Eledi Amorim Porto lembrou a trajetória da instituição em Alvorada a partir de 2006.

Segundo ele, na época, a Defensoria foi em busca de parcerias com os municípios e conseguiu implantar a instituição em outros da região Metropolitana.

“No início com poucos agentes, mas disposta a facilitar o acesso dos cidadãos à Justiça”, recordou.

“Esta casa resgatou a dignidade da população de Alvorada que procura a Defensoria Pública”, concluiu.

Participaram da inauguração os secretários municipais Luís Carlos Telles (Administração), Eder Fraga (Gabinete), Isac Batista (Saúde) e Gilberto Pereira (Planejamento Urbanístico e Habitação); a procuradora-geral de Alvorada, Jussara Pinto Mendes; o presidente da Câmara de Vereadores, Neto Girelli, e os vereadores Edson Borba e Sérgio Bertoldi; o juiz Felipe Peng Giora, e a promotora de Justiça Rita Conte Soeiro de Souza; a presidente da Associação dos Defensores Públicos do Rio Grande do Sul (Adpergs), Adriana Praetzel; o tesoureiro da entidade defensor público Rogério Couto, os coordenadores das Regionais I e II, os defensores públicos Viviane Agostini e Miguel Seadi Jr, respectivamente; e o diretor administrativo da Defensoria Pública, Flávio Fulginiti.

Agência Trabalhista de Notícias (FM), com informações da Prefeitura de Alvorada