Prefeito Jorge Renó Mouallem estabelece parceria com multinacional Siemens

PTB Notícias 19/07/2011, 9:30


O governador do Estado, Antônio Anastasia; o presidente da Siemens, Adilson Primo, e o prefeito de Itajubá, Dr.

Jorge Renó Mouallem (PTB-MG), anunciaram oficialmente na última quinta-deira, 14/07/2011, na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, que Itajubá é a cidade escolhida para sediar a nova planta industrial da multinacional Siemens.

Com o início das atividades de produção já em 2012 e a previsão inicial de geração de 700 empregos diretos, o investimento total poderá chegar a R$ 500 milhões.

Em Itajubá, serão produzidos em duas fábricas, no mesmo local, motores elétricos de baixa e média tensões e redutores mecânicos que serão utilizados pelas industrias de mineração, açúcar e etanol, de todo o Brasil, com previsão para exportação.

Quando a fábrica estiver em plena capacidade de operação, o que acontecerá até 2016, a previsão total será de 1.

100 novos empregos diretos.

Na cerimônia, o governador enfatizou: “A Prefeitura de Itajubá teve participação fundamental neste investimento, na disponibilização do terreno e outros benefícios.

Cumprimento a administração municipal por mais esta bela conquista.

É o sul de Minas e Itajubá firmando mais uma vez ser um grande polo de desenvolvimento tecnológico do Brasil”.

Já o presidente da Siemens reafirmou a participação da Prefeitura nesta conquista: “Foi determinante para a escolha de Itajubá o apoio da Prefeitura desde o início, além da disponibilidade de mão-de-obra qualificada e a logística, pois a cidade está próxima aos principais polos industriais, como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte”.

Através da lei de incentivo fiscal, a Prefeitura disponibilizou para a empresa a doação de um terreno de mais de 331 mil m² e isenção dos impostos.

A Lei 2840, de incentivo à empresa, foi votada e aprovada por unanimidade na Câmara Municipal de Itajubá.

A Siemens será instalada na avenida Poços de Caldas, BR 459, bairro Ponte Alta.

Ainda no gabinete do governador, em Belo Horizonte, o prefeito de Itajubá, Dr.

Jorge Renó Mouallem, afirmou: “Dentre as inúmeras conquistas como a ampliação da Helibras, Unifei, concretização do Parque Científico e Tecnológico e a ampliação de outras empresas, a vinda da Siemens reafirma que Itajubá está vivenciando sim um marco histórico em desenvolvimento econômico”.

O prefeito também agradeceu a todos que participaram deste processo.

“Agradeço principalmente ao governador de Minas, Augusto Anastasia, e sua secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothéa Werneck, por terem viabilizado tudo para que a empresa pudesse ser instalada em Minas.

Ao presidente da Siemens, Adilson Primo, e toda diretoria da empresa.

Também ao vice-prefeito Laudelino Augusto; secretário de Planejamento, Alexandre Almir de Carvalho; ao secretário de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio, Francisco Braga, juntamente com suas equipes; aos vereadores de nossa Câmara Municipal, que não mediram esforços e, em tempo recorde, votaram e aprovaram o projeto e ao deputado estadual, Dalmo Ribeiro, também presente na reunião, por estar sempre ao nosso lado em todos projetos importantes para nossa comunidade”, finalizou o prefeito.

Estiveram presentes também, na capital mineira, o vice-prefeito, Laudelino Augusto; o secretário de Planejamento, Alexandre Almir de Carvalho; o secretário de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio, Francisco Braga; o presidente da Câmara Municipal de Itajubá, Antônio Raimundo Santi – que na oportunidade entregou uma homenagem do Legislativo ao presidente da Siemens; toda diretoria da empresa; a secretária de Estado de Desenvolvimento Econômico, Dorothéa Werneck, e o deputado estadual, Dalmo Ribeiro.

No Brasil e em Minas No país há mais de 100 anos, a Siemens se destaca como o maior conglomerado de engenharia elétrica e eletrônica do Brasil.

Os seus equipamentos e sistemas são responsáveis por 50% da energia elétrica produzida no país.

Alem disso, 25% dos diagnósticos digitais por imagens são efetuados com equipamentos da Siemens.

As atividades da Siemens em Minas Gerais atendem principalmente os setores de mineração, siderurgia, energia e mercado industrial.

Uma das principais unidades de negócios da empresa está em Contagem: a Trench, fabricante de reatores e bobinas de bloqueio com núcleo de ar.

A Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), está na lista dos principais clientes da Siemens, como a Vallourec & Mannesmann, Gerdau, Vale, Usiminas, entre outros.

Entre os principais marcos da presença da Siemens em Minas Gerais estão a iluminação do Mineirão e a automação do Diamond Mall, shopping center de Belo Horizonte.

A Siemens participou da implantação da Açominas, Mannesmann, Coteminas e, mais recentemente, da expansão do Hospital Mater Dei.

Está ainda em Jeceaba (MG) no projeto da VM-Tubes.

Outros destaques são a participação da Siemens junto à Cemig na construção das usinas hidrelétricas de Emborcação, Três Marias, Aymorés, Guilman Amorim, Irapé e Porto Estrela, e as principais subestações da Cemig no Estado.

Agência Trabalhista de Notícias (PB), com informações da Prefeitura de Itajubá