Prefeito Jorge Renó (PTB-MG) inaugura Estação de Tratamento de Esgoto

PTB Notícias 13/09/2011, 10:29


Foi inaugurada recentimente, no Centro Municipal de Convivência, a Estação de Tratamento de Esgoto Compacta, construída no bairro Estância.

O obra foi realizada em convênio entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana de Minas Gerais (Sedru) e a Prefeitura de Itajubá.

Trata-se da primeira ETE construída em uma área rural na cidade, e que irá evitar o lançamento de cerca de 24 mil litros de esgoto in natura no rio Sapucaí todos os dias.

Estiveram presentes ao evento, o prefeito de Itajubá, Dr.

Jorge Renó Mouallem (PTB-MG), o secretário de Estado de Desenvolvimento Regional e Política Urbana, deputado federal Bilac Pinto, o deputado estadual, Dilzon Melo (PTB-MG), a superintendente de Saneamento da Sedru, Edicleusa Veloso, o diretor de Operação da Copasa Região Sudoeste, Paulo Fernando Lopes, os vereadores Ricardo Mello e Joel Almeida, a secretária de Meio Ambiente, Andriani Tavares, e a representante dos moradores do bairro Estância, Ana Angélica Santos Marinho.

Além disso, também prestigiaram a cerimônia, o prefeito de São José do Alegre, Marcelo Carvalho, de Wenceslau Braz, Joaquim Cláudio Barbosa, de Córrego do Bom Jesus, José Rodrigues da Silva, e o ex-prefeito de Wenceslau Braz, Geraldo Magela, entre outras autoridades e convidados.

Para abrilhantar o evento, os presentes puderam prestigiar as apresentações do coral de alunos da Escola Municipal Professor Carmo Cascardo, regido por Júnior Nascimento, e dos grupos de dança dos jovens assistidos pelo programa ProJovem e pelo programa Sócio Educativo, oferecido pela Prefeitura de Itajubá em convênio com o Governo do Estado.

As oficinas são ministradas pelo coreógrafo Marcílio Bastos e pela professora Karina Paranhos.

Em sua fala, o prefeito Dr.

Jorge enfatizou: “Os moradores do bairro Estância passaram por um grande sofrimento, uma forte chuva que arrasou o bairro em janeiro de 2009.

Mas vendo a solidariedade daquele povo, uns com os outros, fiquei emocionado e buscamos atender às necessidades daquela comunidade.

Quando conseguimos um convênio com a Secretaria de Estado para construir uma estação de tratamento de esgoto, pensamos primeiramente no bairro Estância.

E além da ETE conseguimos também restaurar os pontos de ônibus, a estrada e construir novas pontes, para benefício dos moradores”, citou.

“Quero agradecer à parceria com a Sedru, nas pessoas do Bilac Pinto e do deputado estadual Dilzon Melo, sempre parceiros de nossa cidade.

Itajubá espera, futuramente, poder conquistar novas melhorias para Itajubá, com o apoio dos senhores, que já nos auxiliaram em tantas melhorias, como na área da saúde, com a implantação do atendimento de Hemodiálise na Santa Casa, a reestruturação do Hospital Escola, através do deputado Bilac Pinto, que viabilizou perto de R$ 10 milhões para esta obra, e também a parceria do Estado em consórcio com o município para a estrutura do aterro sanitário”, ressaltou o prefeito.

Sobre a Estação O convênio entre a Prefeitura e a Sedru foi assinado em 2009, viabilizando um investimento de R$ 420 mil, beneficiando cerca de 240 moradores do bairro rural Estância.

As duas estações de tratamento de esgoto compactas podem viabilizar o tratamento dos efluentes com até 88% de eficiência.

No total, são 24 mil litros de dejetos que deixam de ser lançados na natureza in natura, todos os dias.

Com a obra, os dejetos que antes eram lançados in natura no ribeirão Estância e no rio Sapucaí agora passam pelo sistema UASB e filtros biológicos.

O processo consiste na multiplicação de bactérias que se alimentam dos dejetos sólidos e não precisam de oxigênio para sobreviver.

Assim, a água é devolvida mais pura para o meio ambiente, evitando doenças e degradação ambiental.

O bairro Estância é o primeiro da zona rural a ter o esgoto tratado.

Já na área urbana, o tratamento está sendo realizado pela Copasa, na ETE (Estação de Tratamento de Esgoto), que em breve irá atender 100% dos moradores.

Agência Trabalhista de Notícias (PB), com informações da Prefeitura de Itajubá