Prefeito Jorge Renó realiza a 1ª Consocial no município de Itajubá (MG)

PTB Notícias 7/02/2012, 9:51


Durante o último sábado (04/02/2012) representantes da sociedade civil, conselhos municipais e do poder público participaram de discussões guiadas pelo tema “A sociedade no acompanhamento e controle da gestão pública”.

É a 1ª Consocial, a Conferência Regional sobre Transparência e Controle Social, realizada pela Prefeitura de Itajubá sob a coordenação da Secretaria Municipal de Governo.

É mais uma ação do município que consolida a importância dada pela administração quanto à participação da sociedade no acompanhamento de todos os atos públicos.

Em seu discurso de abertura, o prefeito Dr.

Jorge enfatizou a importância da transparência e do controle social para a eficiência da gestão pública.

“Este evento vem atender a uma necessidade que a sociedade tem de conhecer as ações e atos dos governos.

E nós na Prefeitura estamos caminhando neste sentido: elaboramos nosso orçamento com a participação da sociedade em audiências públicas, atendemos as exigências da Lei da Transparência, publicando em nosso site todas as despesas orçamentárias, e com certeza deste evento sairão outras boas ideias para colocarmos em prática”, enfatizou.

A 1ª Consocial contou com a presença dos prefeitos de Itajubá, Dr.

Jorge Renó Mouallem, e de São José do Alegre, Marcelo Carvalho.

Participaram ainda: o vice-prefeito e palestrante do evento, Laudelino Augusto, os secretários de Governo, Carlos Dias, e de Cultura e Turismo, Fábia Izidoro; a controladora interna da Prefeitura de Itajubá e presidente da primeira Consocial, Luciana Ribeiro; Vera Lúcia dos Santos, presidente da Camuri (Central das Associações de Moradores Urbanas e Rurais de Itajubá); o presidente do Conselho de Saúde, Camilo de Assis; além de representantes das cidades de Conceição das Pedras, Pedralva, Piranguçu, São José do Alegre, Wenceslau Braz e Brazópolis, entre outros.

Durante o evento, foram criados grupos de discussão, guiados pelos eixos: Promoção da Transparência Pública e acesso à informação e dados públicos; Mecanismos de controle social, engajamento e capacitação da sociedade para o controle da gestão pública; A atuação dos conselhos e políticas públicas como instâncias de controle; Diretrizes para a prevenção e combate à corrupção.

Após os debates, foram eleitos representantes da cidade e região para levar as propostas discutidas e eleitas à Conferência Estadual.

Tanto a fase regional quanto a conferência estadual são etapas preparatórias para a Conferência Nacional, a ser realizada em Brasília nos dias 18, 19 e 20 de maio, que subsidiará a elaboração do Plano Nacional sobre Transparência e Controle Social.

Agência Trabalhista de Notícias (PB), com informações da Prefeitura de Itajubá Foto: Divulgação