Prefeito José Auricchio Júnior inaugura integração regional no ABC

PTB Notícias 22/02/2009, 0:16


O encontro do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab com os colegas da região do Grande ABC esta semana, no gabinete do prefeito de São Caetano e presidente do Consórcio Intermunicipal de Prefeitos, José Auricchio Júnior (PTB) foi emblemático.

Havia muito tempo que as populações deste segmento – denominado área Sudeste da Região Metropolitana – desejavam algum entendimento suprapartidário entre os chefes de Executivos.

Auricchio foi feliz ao nominar a questão da integração do transporte metropolitano como prioridade, além de outros temas como enchentes e destinação final do lixo.

Afinal, a realidade do cotidiano não segue as mesmas divisas políticas e geográficas que separam a autonomia dos municípios.

Infelizmente, uma das boas coisas implantadas pelo regime militar – que governou o País nas décadas de 60,70 e parte dos anos 80 -.

não prosperou.

Naqueles tempos, os burocratas técnicos recrutados para dar sustentação à ditadura formulavam projetos interessantes, que merecem serem resgatados pela democracia.

Dentre eles, a questão do transporte metropolitano.

Nas pranchetas dos engenheiros daqueles tempos pulsavam idéias a respeito da construção de um anel ferroviário metropolitano, simétrico ao rodoanel que o governador José Serra (PSDB) começa a tirar do papel, três décadas depois.

Também remonta àquela época a idéia de integrar os sistemas de ônibus do Grande ABC à malha de transporte público da Capital.

Está feliz o prefeito de São Caetano quando inicia seu mandato, à frente do Consorcio Intermunicipal, resgatando antigos projetos.

Não é preciso reinventar a roda para atender às principais demandas da população.

Que entenda o prefeito Kassab que a integração regional é perene e não deve se perder em pequenezas políticas com finalidades eleitoreiras.

* Fonte: ABC Repórter