Prefeito Milton Serafim comemora índices de emprego de Vinhedo (SP)

PTB Notícias 4/04/2013, 8:38


De acordo com dados de fevereiro do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), o município de Vinhedo (SP), administrado por Milton Serafim (PTB), avançou mais uma vez entre as cidades que mais geram empregos com carteira assinada e conquistou a 2ª colocação entre os municípios da Região Metropolitana de Campinas (RMC) que mais criaram empregos formais a cada mil habitantes: 568 admissões no período.

O crescimento do total de empregos formais a cada mil habitantes identificado em Vinhedo ao segundo mês do ano ficou, ainda, bastante acima das médias verificadas no mesmo período na RMC (330), no Estado de São Paulo (301) e no Brasil (205).

“Na proporção de geração de empregos por total de mil habitantes ficamos à frente, inclusive, de verdadeiras potências econômicas de nossa região e de grande relevância à economia do Estado de São Paulo, tais como Campinas, em que o índice ficou em 360 empregos a cada mil habitantes; e Jundiaí, que registrou no período 467 novos postos de trabalho a cada mil habitantes”, disse o prefeito Milton Serafim.

Ainda em fevereiro desse ano, a cidade conseguiu superar seu próprio índice positivo registrado em 2012 e aumentou em 291% a criação de postos de trabalho na cidade, subindo dos 195 empregos criados nesse mesmo mês no último ano para 568 novas contratações em fevereiro de 2013.

Na cidade há mais de 4,6 mil estabelecimentos empregadores e dentre os setores que mais apresentaram crescimento na geração de postos de trabalho formais na cidade, no período indicado, destaque aos de serviços industriais de utilidade pública, com 415; e de indústria de transformação, com a criação de 320 postos de trabalho.

Também em fevereiro, Vinhedo apresentou índice de crescimento de 2,32% em relação ao mês anterior e chegou aos 37.

567 empregos formais.

Do total, 852 corresponderam aos novos postos de trabalho criados no município ao segundo mês do ano.

Com o percentual conquistado, a cidade ficou novamente bastante acima das médias de crescimento registradas na Região Metropolitana de Campinas (RMC) em fevereiro, que foi de 1,11%; do Estado de São Paulo, de 0,55%; e do Brasil, que foi de 0,43%.

Os resultados positivos permitiram ao município ocupar o 18º lugar no ranking do Estado e o 4º na RMC das cidades que mais criam novos postos de trabalho.

Evolução contínua Os avanços na geração de novos postos de trabalho em Vinhedo, identificados em fevereiro, também são reflexo direto da evolução contínua que a cidade tem apresentado na criação de empregos com carteira assinada.

Em 2012, a cidade apresentou o maior crescimento de emprego já identificado na história do município, equivalente a 10,6%, e que também foi o melhor da RMC, que apresentou média de crescimento de empregos formais de 2,41% no último ano.

E para que esse crescimento seja contínuo e sustentável, a Prefeitura de Vinhedo se empenha em trazer – e também para manter na cidade – os estabelecimentos empregadores de pequeno, médio e grande porte.

Para tanto, o prefeito Milton Serafim ressaltou que o executivo incentiva, por meio de Lei Municipal, que a iniciativa privada possa realmente se estabelecer e permanecer no município.

“Trabalhamos e oferecemos apoio aos empreendimentos comerciais, industriais e tecnológicos para que se instalem, permaneçam e ampliem suas atividades econômicas na cidade por tempo indeterminado, aumentando o número de postos de trabalho no município e, consequentemente, na geração de mais renda aos nossos moradores”, disse o prefeito.

Esse tipo de incentivo às empresas, ainda segundo o prefeito, colabora na geração de mais verba às obras e aos serviços públicos de atendimento à população que são feitos pela Prefeitura e que são possíveis com a arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O município conquistou o crescimento mais expressivo da RMC nesse tipo de repasse nos últimos oito anos e teve variação de 134,4% no período.

Qualidade de vida cada vez melhor: a 1ª da RMC O alto desenvolvimento de Vinhedo nas áreas de emprego e geração de renda tem ajudado a cidade a se consolidar cada vez mais como um dos melhores municípios para se viver no Brasil.

A afirmação, inclusive, é atestada pelo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), que aponta Vinhedo como a 15ª colocada no Brasil em qualidade de vida, com índice de 0,857.

Publicado no Atlas de Desenvolvimento Humano no Brasil 2003, o IDH tem listagem que conta com mais de 5,5 mil cidades brasileiras e demonstra a média da expectativa de vida da população, seu acesso à educação e à renda.

Das cidades da RMC Vinhedo também é a que aparece melhor colocada, seguida por Campinas, a segunda melhor da região e que aparece em 24º no ranking.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria da Prefeitura de Vinhedo