Prefeito Milton Serafim entrega equipamentos para deficientes visuais

PTB Notícias 14/05/2011, 15:57


O prefeito de Vinhedo (SP), Milton Serafim (PTB), esteve na última quarta-feira, 11/05, na Secretaria da Educação do município para oficializar a entrega de novos equipamentos adquiridos para uso de pessoas com deficiência visual.

Um deles é um software denominado Virtual Vision, capaz de converter informações visuais em voz, e outras duas modernas máquinas de escrever em braile.

“Estamos avançando bastante no campo de inclusão social, uma vez que oferecemos a cada dia mais facilidades para quem precisa, seja disponibilizando especialistas em todas as escolas, para atendimento dos alunos com algum tipo de necessidade especial, ou investindo na compra de recursos que os ajudarão significativamente em seu desenvolvimento educacional e humano”, comentou o prefeito.

Além de beneficiar os estudantes da Rede Municipal de Ensino, a compra dos equipamentos também contempla uma integrante da equipe da Secretaria da Educação.

Atuando há mais de dois anos na psicologia escolar, a psicóloga e pedagoga, Viviane Missio, é deficiente visual e integra a equipe de educação especial.

A profissional, que atende em sete escolas da rede municipal, destaca a importância da disponibilização dos aparelhos.

“Com certeza estes equipamentos ajudarão bastante na documentação e desenvolvimento de meu trabalho, mostrando que a Prefeitura é engajada na oferta de recursos que facilitam a vida das pessoas com algum tipo de deficiência, ofertando acessibilidade e apoio”, disse Viviane.

O programa computacional recém-adquirido oferece mais autonomia aos seus usuários, pois realiza uma varredura de qualquer informação que possa ser lida, possibilitando a navegação por menus, textos e janelas de programas e aplicativos.

Para utilizar o software não é necessária nenhuma adaptação especial no computador.

Ele também permite acessar páginas da internet, oferecendo facilidade de navegação e leitura sincronizada ao usuário.

Já as máquinas de escrever Perking Brailler poderão ser utilizadas para alfabetização dos alunos com deficiência visual no sistema de leitura e escrita em braile.

O equipamento também é usado por Viviane.

Ainda durante a visita à Secretaria da Educação, Vivian explicou ao prefeito sobre o braile e entregou uma dedicatória a ele neste código escrito.

“Agradeço os recursos disponibilizados para garantir minha autonomia profissional.

Isso é inclusão”, escreveu.

Emocionado, o prefeito Milton Serafim declarou que colocará a dedicatória feita pela psicóloga e pedagoga em um quadro em seu gabinete.

Sala de recursos multifuncional Ao todo, a Rede Municipal de Ensino tem 13 salas de recursos multifuncionais, que são instalações adaptadas para o uso de pessoas com diferentes tipos de deficiência, tais como física, mental, auditiva e visual.

Para tanto, são equipadas com recursos e aparelhos que proporcionam maior independência dos usuários e colaboram em sua adaptação no ambiente escolar.

“Exemplo disso, é que atendemos alunos com baixa capacidade visual e, para tanto, disponibilizamos computadores com programas e outros equipamentos que ajudam em seu desenvolvimento pedagógico”, explicou o vice-prefeito e secretário da Educação, Jaime Cruz.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal da Prefeitura de Vinhedo