Prefeito Milton Serafim inaugura espaço Clube da Criança em Vinhedo (SP)

PTB Notícias 17/05/2013, 8:22


O prefeito de Vinhedo (SP), Milton Serafim (PTB), inaugurou oficialmente na quinta-feira (16/5/2013) o novo espaço do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, o Clube da Criança, no bairro Vila Garcez.

Coordenado pela Secretaria Municipal de Assistência Social, da Prefeitura de Vinhedo, esse serviço de proteção social básica atende, atualmente, 53 crianças entre 6 a 12 anos, e é focado na oferta de um local bastante seguro e repleto de atividades educativas e recreativas, para que a garotada possa permanecer no contraturno escolar e enquanto seus familiares estão no trabalho.

Mãe de uma das crianças atendidas pelo serviço, Marciana Bezerra Nascimento esteve na inauguração do novo espaço e fez questão de reforçar o quanto o Clube da Criança beneficia sua família.

Há seis anos em Vinhedo, ela mora no Jardim Nogueira – na região da Capela – e disse que sua filha frequenta a iniciativa há aproximadamente quatros anos e que gosta muito do projeto.

“Além disso, se não fosse o Clube da Criança sinceramente não sei o que faria, pois meu marido e eu temos que trabalhar o dia todo e não temos com quem deixá-la no horário contrário ao da escola; não teria condições de pagar alguém para cuidar dela enquanto estou ausente.

E com o Clube da Criança fico muito tranquila, pois sei que ela é bem atendida, se alimenta direitinho e também não deixa de fazer o dever de casa”, falou.

Na solenidade o prefeito Milton Serafim se declarou muito feliz em poder entregar a nova estrutura a um projeto que ajuda tantas famílias de Vinhedo e que preserva a integridade das crianças, já que mantém a garotada longe de situações que poderiam colocá-las em risco social.

“Aqui ajudamos as famílias que precisam a zelar pelo futuro de seus filhos, pois os mantemos longe das ruas enquanto precisam buscar seu autossustento.

Aqui, ainda, incentivamos o desenvolvimento do protagonismo social das crianças, com atividades e ações totalmente indicadas à faixa etária; e ofertamos lanche, almoço, acompanhamento para fazer o dever de casa e também espaços para brincar”, falou.

Aos presentes, o prefeito Milton Serafim também adiantou que o redor do novo espaço do Clube da Criança – que fica na Rua da Biquinha – compreende, ainda, um projeto mais abrangente e que beneficiará ainda mais a comunidade local.

“Temos já projetado ao redor desse espaço, que fica no coração da Capela, uma ampla área de lazer para toda a família.

Muitas novidades vêm por aí!”, afirmou.

A secretária municipal de Assistência Social, Claudineia Vendemiatti Serafim, ainda aproveitou a solenidade oficial para reforçar junto aos presentes o quanto a administração municipal do prefeito Milton Serafim valoriza a criança.

“Eu sinceramente não conheço outra cidade que se preocupe e que cuide tanto das crianças quanto Vinhedo faz em suas políticas públicas.

Seja na assistência social, na educação, na saúde ou em qualquer outro serviço da Prefeitura, nossas crianças recebem o respaldo integral e o atendimento que merecem, são respeitadas em seus direitos e atendidas em suas necessidades.

Parabéns, prefeito, por mais essa demonstração de carinho com o presente e futuro de nossas crianças”, disse.

O chefe do Legislativo vinhedense, Rubens Nunes, também elogiou a administração do prefeito Milton Serafim por pensar no futuro de Vinhedo, acolhendo muito bem as crianças e jovens em diversos serviços.

Ainda reforçou aos presentes o apoio da Câmara Municipal em ações tão benéficas à cidade.

No novo prédio do Clube da Criança há cinco salas, banheiros feminino e masculino, ampla área externa e espaço para refeitório com cozinha.

Além das crianças atendidas pelo serviço, seus familiares e profissionais do projeto, a inauguração também contou com a presença do vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Jaime Cruz; dos secretários municipais Gustavo Zampieri (Esportes e Lazer), Deise Serafim (Fazenda), José Luis Bernegossi (Governo), Marcio Cesar Campos (Habitação), Elvis Tomé (Controladoria), Cássio Capovilla (Meio Ambiente e Urbanismo), Augusto Vitório Braccialli (Obras), Toninho Falsarella (Transportes e Defesa Social) e do superintendente da autarquia Saneamento Básico Vinhedo (Sanebavi), Odair Seraphim.

Ainda estiveram presentes os vereadores Bacural, Márcio Melle, Paulinho Palmeira e Nil Ramos; conselheiros municipais e profissionais de diversas pastas da Prefeitura.

O serviçoO Clube da Criança atende crianças que são membros de grupos familiares que não têm com quem deixá-las no contraturno escolar, por estarem no trabalho; além de crianças que são de famílias que precisam de apoio público em razão de alguma situação que comprometa sua possibilidade de zelar por elas.

O espaço funciona de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, atendendo em dois períodos.

Contempla em sua rotina de atendimento horário específico para as brincadeiras, ao lanche e ao almoço, às ações socioeducativas, esportivas e para fazer o dever de casa, entre outras que são benéficas ao desenvolvimento infantil.

Ainda pelo projeto, as crianças têm seu rendimento escolar acompanhado, recebem atendimento psicológico e também são encaminhados a serviços complementares, de acordo com cada necessidade identificada.

O encaminhamento ao Clube da Criança é feito pela rede socioassistencial municipal por meio dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), que têm unidades nos bairros Nova Vinhedo e Capela.

São priorizadas no serviço as crianças de famílias referenciadas nos serviços sociais de proteção básica, no Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas) e no Conselho Tutelar de Vinhedo.

As famílias das crianças atendidas pelo serviço também recebem acompanhamento da rede socioassistencial municipal.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria da Prefeitura de Vinhedo (SP)