Prefeito Milton Serafim participa de II Encontro de Técnicos de Segurança

PTB Notícias 24/06/2013, 8:44


O prefeito de Vinhedo (SP), Milton Serafim (PTB), prestigiou, na sexta-feira (21/6/2013), do II Encontro de Técnicos de Segurança de Vinhedo e Região, promovido pelo sindicato da categoria e o Grupo dos Técnicos de Segurança do Trabalho de Vinhedo e região, com apoio da Prefeitura.

Promovido no Ceprovi (Centro de Educação Profissionalizante de Vinhedo), o encontro foi realizado para reforçar o aspecto de segurança dentro do ambiente profissional.

“É com alegria que Vinhedo recebe mais um encontro destinado à segurança dos trabalhadores.

Passei 30 anos da minha vida dentro de indústrias, acompanhando o trabalho desenvolvido pelos técnicos de segurança do trabalho e incentivando o uso de equipamentos de segurança para prevenção de acidentes.

Precisamos discutir cada vez mais melhorias, aperfeiçoamentos, novas técnicas para zelar pela saúde dos trabalhadores”, disse o prefeito Milton Serafim, que colocou em funcionamento este ano o Sesmt (Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho), com a finalidade de promover e proteger a saúde do servidor público municipal no seu local de trabalho.

No local são realizados exames periódicos com intuito de detectar, prevenir e monitorar a saúde do trabalhador, além de obter conhecimento sobre as principais patologias que acometem os trabalhadores do Poder Público, Sanebavi e Câmara Municipal.

Medidas de prevenção e desenvolvimento de programas de orientações também são organizadas pela equipe de profissionais de saúde, composta por médicos do trabalho, enfermeiro do trabalho, técnico de enfermagem do trabalho, técnico de segurança do trabalho, além de atendimento de clínica médica com médicos cardiologista, ginecologista, nutricionista e psicólogo.

Entre os principais objetivos do SESMT estão prevenir acidentes de trabalho e doenças ocupacionais; reduzir a quantidade de licenças médicas concedidas por motivos de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais; promover a saúde do trabalhador e a melhoria do ambiente de trabalho, para garantir melhor qualidade de vida aos servidores.

EventoTrês palestras foram promovidas, tendo como temas: “O perfil ideal para o profissional de segurança” (palestrante Marcos Antonio Ribeiro, presidente do Sindicato dos Técnicos de Segurança do Trabalho da região); “Responsabilidade Civil e Criminal” (juiz da 1ª Vara do Trabalho de Campinas, dr.

Carlos Eduardo de Oliveira Dias) e “PPRA – Melhorar a qualidade ou deixar morrer este programa” (Armando Henrique).

O vice-presidente do Sindicato dos Trabalhadores de construção, Francisco de Assis Albino; o gerente regional do Ministério do Trabalho e Emprego de Jundiaí, Carlos Alberto; o vereador Dr.

Dario Pacheco, médico de segurança do trabalho; o secretário de Administração da Prefeitura, José Pedro Cahun e o secretário de Governo, José Luís Bernegossi, também prestigiaram a abertura do encontro.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria da Prefeitura de Vinhedo (SP)