Prefeito Milton Serafim preside reunião de Conselho de Desenvolvimento

PTB Notícias 5/03/2013, 8:44


Na sua primeira reunião presidindo o Conselho de Desenvolvimento da RMC – Região Metropolitana de Campinas – o prefeito de Vinhedo (SP), Milton Serafim, já deu um novo dinamismo às discussões de assuntos de interesse regional e um novo foco de trabalho para as reuniões ordinárias que ocorrem mensalmente entre os prefeitos das 19 cidades e representantes do Governo do Estado de São Paulo.

A reunião ocorreu na segunda-feira (4/2/2013), em Vinhedo.

“Peço a participação ativa de todos os prefeitos e representantes do governo estadual para buscarmos, em conjunto, soluções que possam beneficiar diretamente a população de nossa região.

A RMC é uma das regiões mais ricas do Brasil e precisamos trabalhar em conjunto para contribuirmos para o crescimento econômico e social regional, saindo do individualismo de cada cidade e pensando no coletivo da nossa região”, declarou Milton Serafim durante a 135ª reunião do Conselho.

Entre os assuntos apresentados pelo prefeito petebista, também presidente do Conselho, esteve a expansão industrial e comercial na região.

Uma reunião será marcada para representantes da Agência Paulista de Promoção de Investimentos e Competitividade – Investe São Paulo – vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia do Estado, para que seja estabelecido contato direto com os prefeitos.

“É preciso criar condições de investimentos para facilitar a implantação de novas empresas em todas as cidades da região.

A vinda de novas empresas é muito importante para a geração de emprego e renda em uma cidade”, explicou Serafim.

Visita ao Aeroporto de Viracopos Milton Serafim convidou todos os prefeitos da RMC para se encontrarem no próximo dia 19, data já confirmada, com o diretor presidente da Concessionária Aeroporto Brasil-Viracopos, Luiz Alberto Kuster.

“Esta obra afeta toda a nossa região e é muito importante termos conhecimento sobre a ampliação do aeroporto, investimentos planejados e prazos de obras”, disse o presidente da RMC.

Reativação da Malha Ferroviária O prefeito Milton Serafim levantou a questão de ser feito estudo para analisar a viabilidade de reativação da malha ferroviária regional como forma de desafogar o transporte rodoviário regional.

A proposta foi sugerida após o secretário estadual de Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, apresentar o resultado da segunda pesquisa de Origem-Destino da RMC, que tem como objetivo conhecer o padrão de deslocamento, em razão de características socioeconômicas da população das 19 cidades, mapear a localização espacial dos polos de produção, a motivação de viagens (como emprego, estudos), além de fornecer informações para formulação de políticas públicas.

“A malha ferroviária em algumas cidades da região, incluindo Vinhedo, está improdutiva.

Quem anda pelo centro de Vinhedo encontra uma estação ferroviária abandonada.

Sugiro que seja feita uma pesquisa para analisar a reativação da malha viária em toda a nossa região”, disse Milton Serafim.

De acordo com o estudo apresentado, mais de 4 milhões de passageiros são transportados diariamente em toda a região.

Há uma alta concentração de viagens no modo individual motorizado, o que significa que o transporte na RMC se deve especialmente por automóveis.

“Se há uma locomoção muito grande de uma cidade para outra, por exemplo, para serviços de saúde, pode significar que há falta de equipamentos e o município precisa de novos investimentos”, explicou o secretário estadual.

O prefeito de Vinhedo e presidente da RMC, Milton Serafim, também sugeriu que a Pesquisa Origem-Destino da RMC seja discutida na Câmara Temática de Transportes da RMC.

Energia Elétrica Os prefeitos da RMC também marcarão um encontro com representantes da Aneel – Agência Nacional de Energia Elétrica – para que seja discutida a municipalização dos serviços de energia elétrica.

Em pauta Outros assuntos entraram na pauta de discussão como proposta de atualização da Agenda Metropolitana; apreciação e deliberação sobre proposta de aplicação de recursos do Fundocamp no novo projeto Informatização de Unidades de Saúde pela cidade de Indaiatuba.

Participaram da reunião, prefeitos da região e representantes do Governo do Estado que compõem o Conselho de Desenvolvimento da RMC, o presidente do Legislativo Municipal, Rubens Nunes, os vereadores Nil Ramos, Ana Genezini, Paulinho Palmeira, Marcio Melle, Alexandre Viola, Dario Pacheco, Val Rodashow, Aparecido Dias (Bacural); o secretário de Governo da Prefeitura de Vinhedo, José Luís Bernegossi; o chefe de Gabinete do prefeito, Mario Pazinatto; e o chefe de Gabinete da Secretaria de Governo, Carlos Tosto.

Presidência do Conselho No início do ano, o prefeito de Vinhedo, Milton Serafim, foi eleito novamente o presidente do Conselho de Desenvolvimento da RMC – Região Metropolitana de Campinas.

Em 2001 foi eleito o primeiro presidente da RMC.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal da Prefeitura de Vinhedo (SP)