
Prefeito Milton Serafim recebe criadores de novo método de aprendizagem
PTB Notícias 14/05/2013, 9:04
O prefeito de Vinhedo (SP), Milton Serafim (PTB), recebeu em seu gabinete na Prefeitura, na quinta-feira (9/5/2013), os responsáveis pela criação do método “Tabuada fácil”, novo material desenvolvido com o intuito de facilitar a aprendizagem da tabuada.
O método foi criado pelo inspetor de alunos da Escola Municipal (EM) Professor Cláudio Gomes, João Pereira Barbosa, e seu irmão, André Luis Pereira Barbosa.
O objetivo da reunião com o prefeito foi conhecer o novo método em primeira mão.
O vice-prefeito e secretário municipal de Educação, Jaime Cruz, também prestigiou o encontro.
Esse material pedagógico é formado por blocos de operação que permitem achar o resultado da multiplicação dos números de forma divertida e lúdica, podendo ser utilizado de diferentes formas e em jogos didáticos do conhecimento.
“A escola e os alunos serviram como fonte de inspiração à criação do material, que ajuda a assimilar com mais facilidade essa tabela de operações aritméticas elementares e que pode ser utilizado em todos os anos do ensino fundamental e de diferentes formas”, disse João Barbosa.
Também participaram do encontro a diretora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, professora Marilene Pisoni Mayr; a coordenadora pedagógica do ensino fundamental I da Rede, professora Ana Estela Pafaro da Costa e Silva; a coordenadora pedagógica da EM Professor Cláudio Gomes, professora Angela Cristina G.
Marafiotti; e a filha de André Luis Pereira Barbosa, Kelly Bilibio.
Como foi desenvolvidoO “Tabuada fácil” foi elaborado a partir de uma régua pedagógica que ele mesmo criou e que foi utilizada por alunos dos 4º e 5º anos da unidade em 2012, durante a realização de uma rodada de desafios pedagógicos de matemática promovidos no horário do intervalo.
A ação, que envolveu aproximadamente 50 crianças, contribuiu consideravelmente na assimilação e resolução das operações propostas e mostrou o quanto os alunos aproveitaram o recurso para aprimorar seu conhecimento matemático.
“Após a ação, a direção da escola acompanhou o rendimento em sala de aula dos estudantes que participaram e que seguiram até o final dos desafios.
Verificou-se que tiveram um aumento significativo de rendimento em sala na disciplina de matemática comparando o 2º ao 3º bimestre, com aumento de rendimento de aproximadamente 89% de um semestre ao outro”, comentou João Barbosa.
Na reunião com o prefeito, Gomes e seu irmão ainda apresentaram a régua pedagógica e adiantaram que o recurso, que serviu de base ao desenvolvimento do material pedagógico que criaram, também está em fase de aperfeiçoamento para ser transformada em novo produto didático.
* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal Rede Bom Dia