Prefeito Tupã assina convênio para ações voltadas aos jovens de Prudente

PTB Notícias 30/12/2013, 8:32


O Prefeito Milton Carlos de Mello “Tupã” assinou na manhã desta segunda-feira (23/12) o convênio no valor de R$ 283 mil reais viabilizado pelo Governo Federal por meio da Secretaria Nacional da Juventude, incluindo a contrapartida da Prefeitura de Prudente.

O convênio é destinado a Coordenadoria Municipal de Juventude, contemplada com recurso do programa Estação Juventude, da Secretaria Nacional de Juventude, órgão vinculado à Secretaria Geral da Presidência da República.

A assinatura contou com a presença do coordenador Municipal da Juventude, Juliano Borges.

Segundo ele, o município havia encaminhado a proposta, figurando em 39ª lugar, dentre os mais de 700 projetos apresentados por outras cidades, ficou apta para receber do Governo Federal.

O município de Presidente Prudente é uma das primeiras cidades do Estado de São Paulo a ser contemplada com este recurso.

Os recursos serão investidos através da Coordenadoria Municipal da Juventude para trabalhar a inclusão através de desenvolvimento e participação em projetos, a promoção e valorização dos jovens entre 15 e 29 anos.

O convênio tem a validade de 24 meses.

O recurso prevê ainda a compra de equipamentos como computadores, notebooks, projetor multimídia, além de disponibilizar de 660 horas em oficinas culturais, que irão equipar a Estação Juventude, instalada no CEU.

O programa Estação Juventude, sob a responsabilidade da Coordenadoria da Juventude será desenvolvido Centro de Artes e Esportes Unificados – CEU, na zona leste, a ser inaugurada ainda no primeiro trimestre de 2014.

As ações se aplicam as demais praças da Juventude, da Cohab, Ana Jacinta e do Jardim Humberto Salvador.

De acordo com o coordenador da Juventude, Juliano Borges, a intenção é dar início ao processo de descentralização das ações, e com isso aproximar cada vez mais a administração e as políticas públicas dos jovens.

Os espaços do programa Estação Juventude contarão com gestores capacitados para fornecer informações e desenvolver atividades, que facilitem o acesso dos jovens a serviços e políticas públicas que atendam às suas necessidades.

Para isto, o recurso prevê as contratações de colaboradores que prestarão serviços em horários diferenciados, incluindo sábado e domingo.

“A participação dos jovens será de fundamental importância para definirmos quais oficinas culturais serão realizadas e quais os dias elas deverão acontecer.

Vamos continuar a aplicar a filosofia do nosso governo, sob a liderança do prefeito Tupã, que aqui o jovem tem voz”, destacou Juliano Borges.

O programa faz parte das ações do Governo Federal que além de ofertar aos estados e municípios o programa Estação Juventude, promulgou a lei do Estatuto da Juventude e do Sistema Nacional de Juventude (Sinajuve) que entram em vigor já em janeiro de 2014.

De acordo com a secretária nacional de Juventude, Severine Macedo, “o programa Estação Juventude é uma ação que vem para trazer novas oportunidades para os jovens”.

De acordo com Juliano Borges, no final de 2012, o prefeito Tupã pediu a ele que se inteirasse do assunto e que fosse até Brasília para saber mais sobre o programa.

“As ações em prol dos jovens em nosso município só tem sido possível graças a sensibilidade do prefeito Tupã que tem apoiado e dado todas as condições necessárias para que cada dia mais avance rumo ao nosso objetivo, que é gerar oportunidade para todos os jovens prudentinos”, disse.

Também fez questão de frisar os apoios neste projeto das Secretarias de Assistência Social, Assuntos Jurídicos e da Assessoria para Assuntos Especiais.

Também fora fundamental o apoio dos vereadores da 16ª legislatura que aprovaram o convênio, possibilitando essa parceria com o Governo Federal.

“É a soma de esforços daqueles que acreditam que os jovens podem muito mais, contribuindo na geração de oportunidades para a juventude”, finalizou o coordenador.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do portal da Prefeitura de Presidente Prudente (SP)