Prefeito Tupã faz reivindicações ao secretário de Educação de São Paulo

PTB Notícias 6/09/2013, 7:00


Durante toda quinta-feira (5/9/2013), o secretário de Estado da Educação de São Paulo, professor Herman Jacobus Cornelis Voorwald, esteve em Regente Feijó em reunião com prefeitos, dentre eles o de Presidente Prudente, Milton Carlos de Mello “Tupã” (PTB), e secretários e secretárias da Educação, entre elas a prudentina Ondina Barbosa Gerbasi, das 45 cidades que integram a União dos Municípios do Pontal do Paranapanema (Unipontal).

No período da tarde, o titular da secretaria do Estado fez diferentes anúncios, como o Programa Creche Escola, entrega de veículos aos municípios conveniados com o governo do estado, bem como liberação de recursos para construção em algumas localidades do Oeste Paulista.

Segundo ele, pelo Programa Creche Escola será possibilitada a construção de mais de 1.

080 unidades, o que representa um aporte de recursos de cerca de R$ 1.

600.

000.

000,00.

“Um programa maravilhoso, espetacular, é uma demanda que os municípios trazem”, destaca.

Emendando que a Secretaria de Estado já realizou um pregão em que o governador Geraldo Alckmin autoriza, de acordo com a necessidade do município conveniado ao estado, a liberação dos veículos, sendo ônibus e micro-ônibus para transporte de estudantes, que inicia em novembro.

“Ano passado 140 municípios receberam.

Os que ainda não receberam, irão receber a partir de novembro.

E os que já receberam, serão contemplados novamente no primeiro semestre de 2014.

Ao todo, serão entregues 448 veículos”, pontuou.

Voorwald relata que as outras questões debatidas durante o encontro com as autoridades municipais estão associadas a reforma e construção de escolas, uma vez que com a criação dos bairros residenciais passa a existir uma demanda de crianças que precisam ser atendidas.

“Para evitar o transporte tem que construir uma escola próxima da região.

Estamos construindo e reformando muitas escolas.

São demandas que o estado conhece e reconhece que tem que estar junto ao município”, frisou.

Questionado se Prudente levou pedidos específicos ao secretário, o prefeito Tupã é categórico em afirmar que sim, que são várias reivindicações para o município.

“Temos um pedido especial que é a escola do futuro Conjunto Habitacional João Domingos.

Ali já estamos contemplados, mas fizemos uma troca de área.

A escola teria oito salas e vamos reivindicar 12 devido o volume de casas.

Temos ali as três creches que foram oferecidas pelo governo do estado e estamos encaminhando documento”, revela, elogiando o secretário Voorwald.

“Gosto muito da maneira que o secretário se dirige aos prefeitos.

Uma pessoa muito objetiva e correta.

Do governo Alckmin, posso afirmar com toda certeza que ele está entre os três melhores secretários”, salientou.

O Executivo prudentino completa lembrando que quatro creches estão em processo de construção no município, outras três que o governo do estado ofereceu a Prudente e mais duas que serão construídas nas imediações dos novos conjuntos habitacionais.

“Ou seja, daqui até o final do mandato, em três anos, vamos ter no mínimo 10 creches em operação.

Acredito que bate-se o recorde.

Sei que precisa de muito mais, mas temos que pensar na outra maneira, de que não podemos sobrecarregar a folha de pagamento dos funcionários”, complementou.

Ainda em relação a reivindicações, Tupã conta que entre elas aparece o pedido de uma área central na Avenida Washington Luiz, onde, segundo ele, funciona o antigo supletivo.

“É um terreno grande que iremos solicitar ao secretário e ao governo a doação de parte dele para que a Prefeitura possa construir uma creche central para as mães que trabalham no centro da cidade possam deixar seus filhos.

Temos também uma pendência que é em relação a construção da escola do Jardim Santa Monica, que o contrato foi interrompido devido a inadimplência da construtora e vamos solicitar autorização para realinharmos os preços e podermos licitar de novo”, apontou.

Por fim, o deputado estadual Mauro Bragato, que acompanhou o secretário da Educação, ressalta que a visita do mesmo foi muito importante.

“Além de o secretário fazer o atendimento tradicional, que é reforma e ampliação de escolas, liberou creches, o Programa Creche Escola e transporte de estudantes, sendo ônibus e micro-ônibus.

Ele é um secretário competente, e o mais importante é que o estado continua cumprindo a constituição de gastar no mínimo 30% do que arrecadamos.

O Estado de São Paulo é o único do Brasil que faz isso.

A reunião positiva e fico feliz em dizer que o secretário teve um dia bastante profícuo em Regente Feijó”, finalizou.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da Prefeitura de Presidente Prudente