Prefeito visita famílias que seriam despejadas em São José dos Pinhais

PTB Notícias 30/10/2011, 12:00


O prefeito da cidade paranaense de São José dos Pinhais, o petebista Ivan Rodrigues, visitou as 37 famílias que haviam sido informadas que deveriam deixar as suas casas, no Jardim Marambaia, no Guatupê.

No início de outubro, os moradores receberam a ordem de uma liminar que determinava a reintegração de posse, deferida em favor dos proprietários das terras onde estão instalados.

A Prefeitura municipal, entretanto, conseguiu suspender temporariamente o cumprimento desta liminar, evitando assim o despejo.

O prefeito Ivan Rodrigues visitou as famílias na noite da última quarta-feira (26), para reafirmar o compromisso da Prefeitura de São José dos Pinhais em intervir na ação e evitar que as mais de 150 pessoas fiquem sem residência.

A manutenção destas famílias em suas casas atende a um pedido feito à Procuradora Geral do Município pelo prefeito, que considera a ação de despejo muito traumática.

Prefeito Ivan Rodrigues fala para moradores do Marambaia – Fotos: Sílvio Ramos O prefeito ressalta que ação mostra o interesse do poder público em ajudar, o compromisso da prefeitura em assumir a responsabilidade.

“Acreditamos que esta ação é uma obrigação do poder público.

Nossa postura é sempre a de buscar soluções para os problemas da situação, não importa se não somos nós os causadores”, completa o prefeito.

Para o morador e líder comunitário da região há cinco anos, Gildo Martins de Lima, a visita das autoridades e a suspensão da liminar tranquilizaram as famílias.

“A liminar pedia que a reintegração de posse fosse imediata e todos nós ficamos muito preocupados, pois muitos não têm para onde ir”, afirma.

Para Gildo, agora as famílias podem dormir tranquilas sem o medo de serem despejadas de suas casas.

Secretário de Habitação, Loester Vargas, deputado Professor Lemos e Ivan Rodrigues O secretário municipal de Habitação, Loester Vargas, lembra que o caso dos moradores do Marambaia era acompanhado pela secretaria há algum tempo.

“Este problema é antigo, mas nenhuma gestão anterior teve o envolvimento e comprometimento que estamos mostrando”, completa.

Presente na ocasião, o deputado estadual Professor Lemos parabenizou a disposição da comunidade em se organizar.

“Quando nos procuraram, já havia a ordem de despejo, mas pelo que conheço do prefeito Ivan Rodrigues, ele é muito sensível a questões sociais e não deixaria esse problema de lado.

Este é um debate social, e a prefeitura vai fazer parte”, explica o deputado.

Ivan Rodrigues cumprimenta lideranças comunitárias do Marambaia Neste período, a Prefeitura estudará a melhor forma de atender as famílias do Jardim Marambaia.

O município reconhece os direitos do proprietário, mas com o auxílio da Secretaria Municipal de Habitação, ajudará a resguardar o direito à moradia destas famílias, evitando que uma grande quantidade de pessoas fique na rua.

Além de impedir o despejo, o prefeito Ivan Rodrigues estuda ainda a possibilidade de desapropriação de parte da área para assentar os moradores que se enquadram nos critérios de projetos sociais de habitação do município, como o Minha Casa Minha Vida, executado em parceria com o governo federal.

fonte: site da Prefeitura de São José dos Pinhais (PR)