Prefeito Zezé Porto anuncia realização do 25º Festival da Pinga de Paraty

PTB Notícias 5/08/2007, 11:18


O prefeito da cidade de Paraty, o petebista Zezé Porto, anuncia que durante quatro dias, de 23 a 26 de agosto, a cidade, localizada no litoral do Estado do Rio de Janeiro, realizará uma das maiores festas dedicadas à aguardente no país.

O Festival da Pinga, em sua vigésima quinta edição, celebrará o produto que tornou a cidade famosa já em tempos coloniais, despertando o ciúme da bagaceira lusitana.

A aguardente de cana foi o primeiro produto colonial brasileiro a desbancar similares europeus no mercado internacional.

Quase tão antiga quanto o Brasil, a cachaça foi uma conseqüência natural da implantação da agroindústria do açúcar pelos colonizadores portugueses.

Sua produção em Paraty, por diversas vezes proibida em vão, foi de tal modo bem sucedida que a cidade, já em 1600, exportava pinga para a Europa e chegou a ter, no final do século XVII, cerca de 160 engenhos de aguardente em pleno funcionamento.

Sua utilização como escambo garantia a preeminência brasileira no tráfico negreiro.

Hoje a cachaça é a bebida mais consumida no Brasil e o terceiro destilado mais consumido no mundo.

De acordo com o prefeito Zezé Porto, em Paraty existem atualmente sete engenhos produzindo aguardente de excelente qualidade e de forma totalmente artesanal.

“Mais que uma real contribuição para a economia do município, que hoje tem na industria do Turismo sua principal fonte de recursos, a pinga significa muito para a comunidade paratiense”, afirma o prefeito petebista.

“As características inalteradas de seu processo artesanal de fabricação representam o sentimento de perseverança, de reverência ao tempo, de apego às tradições de um passado de glória”, finaliza o petebista.

fonte: Assessoria do Prefeito de Paraty (RJ)