Prefeitos indicam Auricchio para presidir o Consórcio na região do ABC

PTB Notícias 16/01/2009, 17:51


O prefeito de São Caetano, o petebista José Auricchio Júnior, será o presidente do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC a partir de fevereiro, quando será realizada eleição para o novo comando da entidade regional.

É o que aponta levantamento feito pela reportagem junto aos prefeitos das sete cidades.

O petebista tem, no momento, indicação de quatro chefes de executivo.

Outros três – incluindo ele – têm posição indefinida e aguardam reunião para chegar a um consenso.

Aidan Ravin (PTB), de Santo André; Luiz Marinho (PT), de São Bernardo; Clóvis Volpi (PV), de Ribeirão Pires, e Adler Kiko Teixeira (PSDB), de Rio Grande da Serra, são adeptos de que Auricchio assuma a liderança do Consórcio em 2009.

Os petistas Mário Reali, de Diadema, e Oswaldo Dias, de Mauá, esperam um encontro entre os prefeitos para definirem inclinação.

Apesar de oficialmente Reali se manter em cima do muro, nos bastidores o ex-deputado tende a votar no petebista de São Caetano.

Com isso, seriam cinco sinalizações a favor de Auricchio, fato esse que facilitaria atingir o consenso.

Luiz Marinho, que articula manobras políticas e administrativas junto aos governos estadual e federal e, com isso, tornar-se uma liderança regional em potencial, descarta a possibilidade de concorrer à presidência do Consórcio este ano.

Até agora, há discussões esporádicas entre os prefeitos sobre o assunto.

As conversas ocorrem de maneira rápida nos eventos em que se encontram.

Auricchio evita colocar seu nome como concorrente ao posto.

Adepto do clichê “estou à disposição”, o petebista faz questão apenas de “manter a questão histórica de consenso”.

“Se todos partirem desse pensamento, temos 90% do caminho andado.

Depois é cada um com sua nova ótica para definir o nome”, costuma dizer.

Sem expressar diretamente, o chefe do Executivo são-caetanense reconhece que é o principal candidato à presidência do Consórcio.

O que fica evidenciado quando indagado sobre as condições favoráveis para assumir a função – está em continuidade administrativa iniciando o segundo mandato, com as contas em dia e a máquina azeitada.

Mudanças – O petista Márcio Chaves deixou a direção executiva do Consórcio Intermunicipal do Grande ABC para assumir a secretaria de Governo da Prefeitura de Araçatuba.

A também petista e ex-prefeita de Ribeirão Pires Maria Inês Soares comandará a Arsae (Agência Reguladora dos Serviços de Água e Esgoto de Mauá).

fonte: Diário do Grande ABC