Prefeitura assinará Termo pela Educação de Teresina nesta quinta-feira

PTB Notícias 30/11/2011, 12:01


Buscando formas de organizar as ações para os próximos anos, a Secretaria Municipal de Educação (Semec) assina nesta quinta-feira, 01/12/2011, um Termo de Cooperação Técnica com o Ministério da Educação (MEC) e o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

O acordo prevê uma maior organização no planejamento da educação municipal, enriquecendo o Plano de Ações Articuladas (PAR) que vem sendo trabalhado pela SEMEC na elaboração de metas concretas, efetivas, que compartilham competências políticas, técnicas e financeiras para a execução dos programas de manutenção e desenvolvimento da educação básica de 2011 a 2014.

O PAR surgiu da necessidade de estados e municípios avaliarem e implementarem políticas de melhoria da qualidade seguindo o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) em quatro grandes dimensões: Gestão Educacional; Formação de Professores e dos Profissionais de Serviço e Apoio Escolar; Práticas Pedagógicas e Avaliação; Infraestrutura Física e Recursos Pedagógicos.

O Programa das Nações Unidadas auxilia as equipes técnicas no estudo dos formulários, dimensões e indicadores dos anos anteriores, apontando problemas e avanços com o intuito de contextualizar a projeção das metas.

O principal objetivo é assessorar as secretarias na busca de recursos junto ao MEC, tornando os projetos mais adequados para o financiamento das políticas públicas.

Segundo Antônia Valtéria, coordenadora do PAR na SEMEC, Teresina é uma experiência nova para o PNUD, que normalmente desenvolve ações em localidades onde a educação pública esteja passando por dificuldade, e na capital do Piauí pretende apenas acompanhar o planejamento de metas.

“Com a educação municipal o PNUD está trabalhando em situação contrária, apenas acompanhando o planejamento, pois as ajudas profissionais são mais que bem vindas.

A equipe que veio ao Piauí tem como foco a educação do estado, já que encontram em Teresina os melhores índices até a nível nacional.

“, pontua.

Para o Secretário Municipal de Educação, professor Paulo Machado, o Termo vai impulsionar a parceria pela educação pública de qualidade.

“Cada gestor assinará o documento com o objetivo de tornar mais eficaz nossa busca por melhoria na educação.

Os estudos do PNUD revelam os crescentes bons resultados da educação de Teresina, mas queremos ser ainda melhores, para isso vamos correr atrás de todos os recursos possíveis”, finaliza o secretário.

Ivana Souza – Agência Trabalhista de Notícias, com informações da prefeitura de Teresina