Prefeitura de Alvorada (RS) alerta população sobre leptospirose

PTB Notícias 24/07/2007, 13:50

A leptospirose é doença que pode matar e é transmitida pelos ratos.

Com chuvas, os roedores saem em busca de alimentos e começam a oferecer riscos à saúde das comunidades, principalmente àquelas que vivem em regiões de alagamentos.

A lembrança é do prefeito da cidade gaúcha de Alvorada, o petebista Carlos Brum, por ocasião do aumento do nível de águas do Arroio Feijó que ao transbordar acaba atingindo algumas famílias que moram nos arredores.

Segundo o prefeito petebista, a Secretaria Municipal de Saúde está mobilizada para evitar a doença e por isso intensificou campanha para alertar a população sobre riscos de se contrair a doença e como fazer para evitá-la: ” Estamos nos valendo de carro de som e divulgação em jornal para que o maior número de pessoas saiba que a doença pode ser letal e que alguns cuidados básicos podem ser valiosos para evitar o mal.

” “Todos os agentes comunitários, de combate a endemias e demais integrantes das equipes de saúde estão passando por capacitação técnica e estão engajados nesse desafio de evitar a “doença do rato”, disse Carlos Brum.

ALGUNS CUIDADOS: · Evitar contato direto com a água em caso de alagamento ( se possível, usar botas de borracha) .

Manter pátio e casa livres de lixos · Armazenar bem os alimentos · Não deixar restos de comida no pátio (nem nos pratos de animais) · Fechar os buracos por onde os ratos podem entrar SINTOMAS São muito parecidos com os da gripe, o que pode fazer com que as pessoas retardem a procura do médico, porém eles são associados a dores no corpo e principalmente nas pernas.

Confira os principais sintomas: Febre, dor de cabeça, dores pelo corpo, principalmente nas panturrilhas, podendo ocorrer amarelão (icterícia) na pele e nas mucosas.

Dúvidas, esclarecimentos e orientações: 3411.

80 12 – 3411.

80 31, ou na rua Porto Rico, 131, no Centro de Vigilância em Saúde.

Fonte: site do PTB – RS