Prefeitura de Arapiraca (AL) inaugura espaço para gestantes de alto risco

PTB Notícias 1/02/2014, 10:54


O município de Arapiraca (AL) passa a contar agora com um espaço destinado aos cuidados e, também, ao acompanhamento a gestantes de alto risco e bebês prematuros.

A prefeita Célia Rocha (PTB), o vice Yale Fernandes (PMDB) e o secretário municipal de Saúde, Ubiratan Pedrosa, inauguraram, na manhã desta sexta-feira (31), o Espaço Nascer, no bairro Alto do Cruzeiro.

O ambulatório receberá gestantes em situação de risco na hora do parto, com o atendimento de equipe formada por médicos-obstetras, médicos-generalistas, pediatras, enferemeiros e pessoal de apoio.

Durante a inauguração, a coordenadora do Departamento de Atenção à Mulher, Pollyana Patrícia Vasconcelos, disse que para ter acesso aos serviços, a gestante deve apresentar cartão do SUS, documento de identidade, cartão de gestante, comprovante de residência e solicitação de encaminhamento marcado pelo Sistema SISREG, com os exames já realizados.

O Espaço Nascer ofertará serviços de triagem, acolhimento com classificação de risco, educação em saúde, atendimento médico especializado, exames de citologia, HIV e sífilis, além de uma brinquedoteca para as crianças.

A previsão para este ano é de que sejam reaizados 3.

800 partos com 600 gestantes em situação de risco, por conta de problemas de diabetes, pressão alta, entre outros agravos de saúde.

* Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações da assessoria do portal Tribuna Hoje