Prefeitura de Batatais alerta população sobre risco da Febre Amarela

PTB Notícias 10/01/2008, 12:20


A Prefeitura de Batatais – administrada pelo petebista José Luis Romagnoli (SP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde, faz um alerta sobre a importância da prevenção contra a Febre Amarela, para munícipes que vão viajar para áreas de risco.

A informação de que duas pessoas já morreram da doença em Goiânia elevou a procura por vacinas contra a doença em todo o estado de São Paulo.

Embora não haja nenhum registro de paciente com sintomas no estado, a idéia é reforçar a necessidade da vacina, como forma de precaução.

A recomendação é para quem tem viagem marcada para as regiões norte e centro oeste do Brasil tome a vacina cerca de 10 dias antes de embarcar.

Porém a Secretaria Municipal da Saúde recomenda que a população : previna-se, tome a vacina contra a febre amarela.

A transmissão da febre amarela pode ocorrer em áreas urbanas, silvestres e rurais.

Uma vez infectada, a pessoa pode, ao retornar, servir como fonte de infecção para o mosquito Aëdes Aegypti, que então pode iniciar a transmissão da doença em área urbana.

Os sintomas são: febre, dor de cabeça, vômito, dores no corpo e icterícia, quando a pele e os olhos ficam amarelos, por isso o nome da doença.

A vacina é encontrada em todas as unidades básicas de saúde e a pessoa deverá comparecer a unidade portando sua carteira de vacinação.

É necessária uma dose de vacina para que a pessoa fique imunizada por 10 anos.

Agência Trabalhista de Notícias