Prefeitura de Batatais conclui a troca da iluminação pública da cidade

PTB Notícias 29/07/2007, 11:40

A Prefeitura de Batatais concluiu a troca da iluminação pública em toda a cidade.

Nos últimos dias foi realizada pela CPFL – Companhia Paulista de Força e Luz, a troca das lâmpadas antigas, de vapor de mercúrio, por lâmpadas de vapor de sódio nos bairros Jorge Nazar, Nossa Senhora Auxiliadora e Santa Rita.

“Eram os últimos bairros que ainda não haviam recebido a melhoria”, informou o prefeito Zé Luis.

As lâmpadas de vapor de sódio melhoraram a iluminação pública e trazem mais segurança, principalmente nos bairros periféricos.

Segundo informou o Departamento de Planejamento da prefeitura foram substituídas 178 lâmpadas, sendo 59 no Auxiliadora, 71 no Conjunto Dr.

Jorge Nazar e 48 no Santa Rita.

“A administração investiu apenas nesses três bairros R$ 31.

300,00.

Desde o início do mandato o investimento em iluminação pública chega a R$ 500 mil”, ressaltou o chefe de gabinete da prefeitura, José Paulo Fernandes.

O prefeito Zé Luis se disse satisfeito por ter cumprido mais um compromisso assumido com a população e que vai continuar alocando recursos na ampliação de rede e instalação de braços de luz em pontos diversos da cidade.

De acordo com o mapeamento da CPFL, entre os bairros beneficiados com a troca da iluminação pública, na atual gestão, estão: Dom Romeu, Altino Arantes, Jardim Elisa, Cana Verde, Adolfo Penholato, Central Park, Sociedade Comunitária das Araras, Francisco Pupim, Parque Santa Terezinha, Nossa Senhora Auxiliadora, Jorge Nazar, Santa Rita, Simara, São José, Joaquim Marinheiro I e II e Sociedade Comunitária das Araras, além de praças e avenidas em outras localidades.

As lâmpadas de vapor de mercúrio (brancas) têm a iluminação mais focada e menos potente do que as de vapor de sódio (amarelas).

“A substituição aumenta em 100% o potencial de iluminação das ruas da cidade.

A lâmpada de vapor de sódio é mais eficiente e também consome menos do que as de vapor de mercúrio.

Outro problema é o tempo de uso das lâmpadas brancas.

Com cerca de dez anos elas já perderam quase 30% de sua luminosidade, por isso algumas ruas de Batatais eram tão escuras à noite”, afirmaram os responsáveis.

Fonte: Prefeitura de Batatais (SP)