Prefeitura de Batatais promove curso para profissionais de creches

PTB Notícias 13/02/2008, 8:42


A Prefeitura de Batatais – administrada pelo petebista José Luis Romagnoli (SP), por meio da Secretaria de Educação e Cultura, iniciou na tarde da última quarta-feira (06/02), nas dependências do Caic, o curso “A Criança Pequena, a Educação Infantil de 0 a 6”, capacitando coordenadores, monitores e todos os funcionários das creches municipais.

Os instrutores são Alda Ferreira de Souza, Ana Maria Ferlin e Daisy Aparecida Corrêa Gomes.

O conteúdo do curso, que terá seqüência até a próxima sexta-feira, apresenta os fundamentos da educação infantil, como o Estatuto da Criança e do Adolescente de 1990 e a lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e diversos outros aspectos que envolvem a formação das crianças.

O objetivo é fornecer elementos de reflexão e instrumentos para a ação pedagógica com a criança de 0 a 6 anos, através do fazer, da participação ativa e da interação.

Além disso questionar os objetivos freqüentemente propostos nas atividades na educação infantil, fazer um registro das atividades e idéias propostas de modo que este sirva como ponto de partida para novas idéias e articular teoria e prática.

Para a secretária, Maria Cristina de Oliveira Castro Prado, as crianças atendidas por este setor estão começando a exercer sua autonomia, o que faz com que toda a dinâmica de trabalho das creches deva ser pensada visando o desenvolvimento infantil.

Neste contexto, as profissionais sugeriram ações simples que podem auxiliar funcionários das creches em seu trabalho diário de atendimento às crianças.

“De um modo geral, o adulto está o tempo todo intervindo no processo de aprendizagem das crianças e não apenas quando interage diretamente com elas.

Portanto, investir na formação do educador é também evidenciar o papel de cada profissional da creche e a forma como cada um pode intervir mais adequadamente no processo de desenvolvimento das crianças.

Nesta direção não basta o educador gostar de criança, ele precisa conhecê-la.

Conhecer a criança de zero a seis anos como sujeito de sua ação, mas que necessita do auxílio do adulto para colaborar nas suas descobertas, considerando que a Creche visa mais do que à guarda, à saúde e à alimentação.

A sua educação também é algo valorizado por nós”, reforçou a secretária.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações da Prefeitura de Batatais)