Prefeitura de Belém aposta na capital como sede da Copa de 2014

PTB Notícias 28/05/2009, 8:48


A Prefeitura de Belém, administrada pelo petebista Duciomar Costa, está cuidando dos preparativos para a grande festa popular que acontece neste domingo, 31, a partir das 15h, na avenida Doca de Souza Franco, ocasião em que serão anunciadas as doze cidades que servirão de subsede para a Copa 2014.

O evento está sendo organizado pela Secretaria Municipal de Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), que vai instalar um telão para que o público possa acompanhar a transmissão simultânea do anúncio que será feito pela Fifa, em Nassau, nas Bahamas.

A PMB convida todos os belenenses a participarem da festa, que será animada por um trio elétrico.

“Estamos muito confiantes, pois Belém atendeu, previamente, todas as exigências da Fifa e o prefeito Duciomar Costa ofereceu todo o apoio para garantir que a capital paraense subsede a Copa.

A vinda dos jogos para cá será um presente para todo o povo paraense”, pontuou o presidente do Comitê Municipal pela Copa 2014 e titular da Sejel, Carlos Cunha.

O próprio Cunha ressalta o grande empenho da administração municipal pelos jogos do mundial na capital paraense, desde o primeiro momento em que a FIFA consultou a Prefeitura para saber do interesse do município em se tornar subsede.

Já em 2007, a PMB assinou o termo de Compromisso com FIFA para trazer a Copa à capital.

Na ocasião, Cunha, junto com um grupo de assessores da PMB, viajou para o Rio de Janeiro para entregar o Termo de Compromisso de Belém pela Copa 2014.

Em maio de 2008, a PMB criou o Comitê Municipal da Copa para garantir que todos os trabalhos sejam feitos de forma integrada entre os órgãos municipais.

O primeiro passo dado pela Prefeitura foi identificar a situação atual das obras da cidade e avaliar se ela oferece a infra-estrutura adequada para sediar o Mundial, de acordo com o que preconiza o caderno de encargos da FIFA.

“Os trabalhos, aliás, começaram bem antes da divulgação da lista pela Federação, o que mostra que Belém já está bem adiantada com as obras”, pontuou Carlos Cunha.

Em setembro de 2008, o diretor Geral da Sejel, Simão Bastos, esteve no Rio de Janeiro, junto com representantes do GT-Copa do Governo do Estado, para apresentar o projeto de Belém Copa 2014 para a Fifa.

Desde o início da gestão atual municipal, Belém vem recebendo investimentos em infra-estrutura que terão somado, até os jogos do mundial, mais de R$ 300 milhões.

Estima-se que pelo menos o dobro desse montante deverá ser injetado na economia local em razão do fluxo de visitantes e turistas que a Metrópole da Amazônia atrairá durante o evento.

A estimativa é de que a cidade receba algo em torno de 200 mil pessoas por ocasião dos jogos da Copa.

De acordo com a FIFA, as estimativas sobre número de visitantes e a geração de empregos são positivas.

Aproximadamente 500 mil turistas estão sendo aguardados para a Copa do Mundo no Brasil, o que deve gerar uma média de 100 mil empregos.

Saúde, saneamento, acessibilidade, segurança e transporte público são alguns dos setores que receberão maior atenção na fase preparatória.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Portal da Prefeitura de Belém