Prefeitura de Belém combate exploração infanto-juvenil no carnaval

PTB Notícias 19/01/2008, 11:41


A Prefeitura de Belém, através da Fundação Papa João XXIII (Funpapa), montou um plano de ação para combater a exploração infanto-juvenil no carnaval da Grande Belém.

Como acontece todos os anos, as equipes, formadas por representantes da Funpapa, Conselho da Criança e do Adolescente (Comdac), Conselho Tutelar, Polícia Civil, Polícia Militar, Agência Distrital e outras entidades, vão atuar em parceria.

A ação vai estar concentrada, principalmente, nas praias, e no Pórtico de Mosqueiro.

A abordagem é para evitar a exploração da mão-de-obra infantil durante a folia, quando é comum crianças serem flagradas vendendo alimentos e outros produtos.

Menores sem documentação e desacompanhados de adultos serão recolhidos e levados para suas residências ou para o Conselho Tutelar, de onde serão encaminhados para os abrigos e casas de passagem.

Em Mosqueiro, a ação quer garantir também a prevenção e combate à violência e exploração sexual de crianças e adolescentes, que, em caso de flagrante, serão conduzidos pela Funpapa através do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) de Mosqueiro.

Fonte: Site oficial da Prefeitura de Belém.