Prefeitura de Belém inaugura primeira academia ao ar livre da cidade

PTB Notícias 26/10/2009, 7:41


O prefeito de Belém, Duciomar Costa (PTB), acompanhado pelo secretário Esporte, Juventude e Lazer (Sejel), Carlos Cunha, inaugurou a primeira academia ao ar livre da cidade de Belém, na manhã do último sábado (24/10), na Avenida 25 de Setembro, entre as travessas Perebebuí e Pirajá, atrás do Jardim Botânico Bosque Rodrigues Alves.

O “Espaço Saúde e Lazer”, que funcionará 24 horas por dia, conta com mais de 25 aparelhos modernos, para a prática de alongamento e musculação, que são próprios para ambientes abertos.

Entre os aparelhos que estão disponíveis estão: o twist triplo, elíptico mecânico, peitoral duplo, abdominal duplo, torre de elevação de braços, entre outros.

Além disso, estará presente um profissional de educação física contratado pela Sejel, nos horários que ocorre a tradicional caminhada no calçadão, para orientar a população sobre o uso correto dos aparelhos.

Segundo o prefeito Duciomar Costa, esse é apenas o primeiro de muitos projetos que a Prefeitura de Belém irá instalar.

“Nosso objetivo é instalar outras academias ao ar livre em vários pontos da cidade, principalmente nos locais que costumam receber um grande fluxo de pessoas que fazem exercícios físicos”, explica o prefeito.

Para Carlos Cunha, é muito importante espaços como este para a população.

“Esse espaço foi criado para incentivar a população a cuidar melhor da saúde e vai incentivar a prática de atividades esportivas.

E nós tivemos a preocupação não só de criar o espaço, mas também de colocar um profissional que possa ajudar a população a exercer corretamente as atividades”, ressaltou os secretário.

Ele informa que o instrutor ficará no espaço no início da manhã e no final da tarde, horário que ocorre a tradicional caminhada no calçadão.

“Eu que há muitos anos faço a tradicional caminhada em torno do Bosque, fico muito feliz com essa academia ao ar livre.

Pois antes, eu sentia que faltavam os exercícios complementares.

Hoje, nós ganhamos a oportunidade de praticar todos esses exercícios, e o melhor de tudo, de graça e com acompanhamento de um profissional”, diz a aposentada Fátima Costa, de 65 anos.

A inauguração da academia contou ainda com uma aula inaugural de alongamento, uma barraca de frutas e um posto de atendimento do Laboratório Maués, que fez a verificação da pressão arterial dos presentes, além de receber orientações de saúde.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações da Prefeitura de Belém