Prefeitura de Belém leva asfalto para 35 ruas do município

PTB Notícias 3/09/2007, 9:30

Durante duas horas e meia de caminhada, o prefeito de Belém, Duciomar Costa (PTB/PA), percorreu, na manhã deste domingo (02/09), 14 das 35 ruas que serão asfaltadas no bairro do Benguí.

Trata-se de um sonho antigo dos moradores, realizado por meio do programa “Prefeitura no Meu Bairro”.

“Depois de 30 anos, até que enfim um prefeito se lembrou da gente”, disse o bombeiro hidráulico Raimundo Valente, 52 anos, que há três décadas reside na passagem União.

“A gente estava abandonado, vivendo na indigência”, acrescentou ele.

O marceneiro Sebastião Diamantino, 54 anos, mora há 27 na rua Olavo Nunes, outra rua beneficiada pela prefeitura, por intermédio da Secretaria Municipal de Saneamento (Sesan), cujo secretário, Natanael Cunha, também participou da caminhada, juntamente com outros secretários e dirigentes de órgãos municipais.

“São 27 anos esperando pelo asfalto”, disse Sebastião, acrescentando que, ao chegar àquele local, só havia pontes.

Assim como Raimundo, Sebastião também agradeceu o prefeito por levar melhorias ao Benguí.

O prefeito Duciomar disse que a população do Benguí há muito clama pelo direito de viver melhor.

“A população tem o direito de morar com dignidade.

E, a cada eleição, se renova a esperança desse povo, que vai às urnas e coloca seu voto de confiança, para que sua situação venha a melhorar”, disse.

No entanto, acrescentou, “entrava e saía prefeito e nada era feito no bairro.

Hoje nós temos a felicidade de poder estar aqui junto com a comunidade, trazendo de uma só vez 35 ruas, que vão ser pavimentadas”.

Duciomar completou: “Isso, para nós, é motivo de muita alegria e satisfação, porque o povo do Benguí já fez a sua parte.

Agora, somos nós que temos que mostrar a nossa dedicação, o nosso carinho e o nosso esforço para poder trazer realmente essas obras que vão beneficiar essas comunidades”.

O prefeito também comentou o tratamento que recebeu dos moradores durante a caminhada, iniciada por volta das 9 horas.

“É bom sentir o carinho desse povo.

O abraço carinhoso desse povo é toda a recompensa de que o homem púbico precisa”, afirmou.

O ponto de encontro da comitiva foi a rua Betânia com a via pública mais conhecida como Estrada do Japonês.

A rua Betânia, que é a entrada para o Benguí, para os carros que vêm pela rodovia Augusto Montenegro, foi duplicada até a Estrada do Japonês, em um percurso de aproximadamente um quilômetro, explicou o secretário Natanael Cunha.

Duplicada, só falta essa via receber a pavimentação.

Os moradores também receberam um informativo da Prefeitura de Belém, na qual o prefeito Duciomar diz que, “na primeira fase de nossa administração, trabalhamos duro para reorganizar a prefeitura, recuperar a capacidade financeira do município e o amor pela metrópole da Amazônia”.

Agora, continua o prefeito, está-se iniciando um segundo momento, “onde estamos atuando diretamente em sua vida.

É com esta determinação que fazemos os projetos chegarem até você”.

A seguir, as 35 ruas que serão asfaltadas no Benguí: 1) travessa São Pedro – rua do Benguí até São Miguel e São Bento até Ajax de Oliveira; 2) rua do Benguí (Estrada do Japonês), da Bateria até o muro do Emaús; 3) rua Lameira Bittencourt, da Betânia até a travessa Santa Rosa; 4) travessa Santa Rosa, da rua São Bento até rua São José; 5) rua São José, da Santa Maria até o muro do Aeroporto; 6) avenida Major Seda, da Magalhães Barata até a avenida Mangueirão; 7) passagem Primeiro de Julho, atrás da Estacon, até a rua do Japonês; 8) passagem Nossa Senhora de Nazaré, do muro da Estacon até a rua do Japonês; 9) travessa Santa Maria, da Magalhães Barata até Benfica; 10) alameda Ananindeua; 11) alameda Safira; 12) alameda Ouro Verde; 13) alameda Diamante; 14) alameda Castanhal; 15) alameda Esmeralda; 16) alameda Topázio; 17) alameda Santa Izabel; 18) passagem Moju; 19) passagem Vigia; 20) rua Augusto Lobato; 21) rua Ferreira Filho: 22) passagem Maciel; 23) passagem Campinho (rua da creche Marilda Nunes); 24) passagem 7 de Dezembro; 25) alameda 01; 26) passagem Oliveira; 27) passagem Santa Maria (entre major Miguel e Rosa de Maio); 28) passagem Rosa de Maio; 29) passagem União; 30) passagem São José; 31) rua Olavo Nunes; 32) rua Euclides Sales; 33) passagem Santa Maria (entre as ruas Lameira Bittencourt e Magalhães Barata); 34) rua Magalhães Barata (parte dela), atrás da praça Maria de Jesus, com entrada pela rua Santa Maria; 35) passagem Nossa Senhora das Graças (entre Lameira Bittencourt e São Bento).

Agência Trabalhista de Notícias (com informações da Prefeitura de Belém)