Prefeitura de Caxambu divulga programação de aniversário da cidade

PTB Notícias 3/09/2007, 9:56

A Prefeitura de Caxambu, administrada pelo petebista Izaac Rozental (MG), divulgou esta semana a programação dos festejos em comemoração aos 106 anos do município.

Izaac Rozental fez um convite especial aos cidadãos e turistas para que prestigiem as festividades, enfatizando que a data sempre foi comemorada com primor por sua administração.

“Acreditar que Caxambu é uma cidade referência de alegria para seus visitantes”, explicou.

História – A princesa Isabel visitou o então povoado de Caxambu em 1868, acompanhada de seu esposo Conde D’Eu e uma comitiva.

Atraída pela fama das águas, a princesa buscava a cura de um suposta infertilidade.

Durante sua estadia foi lançada a pedra fundamental da Igreja Santa Isabel da Hungria, com a promessa de sua construção, caso a herdeira viesse a engravidar.

Através das águas ferruginosas das fontes, que hoje levam o nome do casal imperial, a princesa curou-se da anemia e engravidou.

A Igreja Santa Isabel foi construída e hoje é um dos principais patrimônios de Caxambu, sendo tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (IEPHA).

Em 1875, Caxambu tornou-se Distrito de Baependi e teve as virtudes curativas de suas águas reconhecidas e sua exploração concedida pelo governo da Província de Minas a empresas particulares.

Em 16 de setembro de 1901 é criada a Vila de Caxambu.

Época de grande desenvolvimento, foi neste período que foram feitas as principais obras de infra estrutura, como serviços de água e esgoto, aberturas e calçamento de ruas, construção de avenidas e praças.

Finalmente, em 18 de setembro de 1915, Caxambu é elevada à categoria de cidade, abrangendo também, até 1938, a área do atual município de Soledade.

Confira a programaçãoDia 14 de Setembro – Sexta-feira Irradia Samba – 21:30 horas – no CalçadãoDia 15 de setembro – SábadoBanda Metamorfose – 22 horas – no CalçadãoDia 16 de Setembro – Domingo – Aniversário de Caxambu8 horas: Na Av.

Camilo Soares – Desfile Cívico com as escolas do município (municipais, estaduais e particulares) e escolas de cidades vizinhas 15:30 horas: Esquadrilha da Fumaça – As manobras serão melhor visualizadas da Escola Polivalente 17:30 horas: no Calçadão – Apresentação da Orquestra Sinfônica da Polícia Militar de Minas Gerais 22:30 horas: no Calçadão – Super show com Guilherme e Santiagoe queima de fogos de artifício.

Agência Trabalhista de Notícias