Prefeitura de Cuiabá fará campanha de prevenção de DST/Aids no carnaval

PTB Notícias 19/02/2011, 10:19


Até a próxima semana deve chegar à Prefeitura de Cuiabá (MT), cidade administrada por Chico Galindo (PTB), o material educativo que será distribuído durante o carnaval deste ano.

O material, cedido pelo Ministério da Saúde, alerta a população sobre a importância do uso de preservativo, tanto feminino como o masculinos, para o combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/ Aids).

O dia 8 de março, quando começa o carnaval, é comemorado o dia internacional da mulher.

Esta é uma das razões que levaram o Ministério da Saúde a escolher como foco da campanha deste ano as mulheres entre 15 e 24 anos, que serão estimuladas a usarem o preservativo feminino e a realizarem o teste rápido para diagnóstico do HIV.

Segundo a coordenadora de Educação em Saúde da Prefeitura de Cuiabá, Marlene Leite, a estratégia do carnaval em Cuiabá já vem sendo posta em prática desde o início do ano.

“Realizamos teste rápido de HIV/ Aids nas Policlínicas de Cuiabá.

Tivemos uma semana de orientação às hepatites, entre outras atividades que vem sendo realizadas no intuito de alertar e prevenir doenças, principalmente durante o carnaval”, ressaltou Marlene.

A coordenadora ressaltou que durante o carnaval os técnicos distribuirão folders ilustrativos em pontos estratégicos próximos dos eventos de comemoração popular do carnaval.

“Estamos trabalhando para que a prevenção em saúde se torne um hábito na vida dos brasileiros e não apenas no período carnavalesco”, ressaltou Marlene.

A coordenadora informou ainda que a abertura do carnaval de rua em Cuiabá terá participação da Saúde.

Durante o evento da Prefeitura de Cuiabá em parceria com a secretaria de Cultura, o bloco de abertura estenderá uma faixa com alerta recomendando o uso da camisinha e que também fará menção a campanha de combate à Dengue.

Está prevista também a distribuição de camisinhas durante o evento.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal da Prefeitura de Cuiabá