Prefeitura de Cuiabá lança Programa de Apoio a Agricultura Familiar

PTB Notícias 28/05/2011, 12:20

A Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura Municipal de Cuiabá, administrada por Chico Galindo (PTB), lançará no próximo mês de junho o programa denominado Agropolo Cuiabá – Programa de Apoio a Agricultura Familiar.

A informação é do secretário da pasta, Dilemário Alencar.

O Agropolo Cuiabá será composto por quatro pólos de produção distribuídos da seguinte maneira: pólo das frutas, legumes e verduras na região do Distrito do Aguaçu, pólo da piscicultura na região do Cinturão Verde do Pedra 90, pólo da avicultura caipira na região do Distrito da Guia e pólo da bacia leiteira na região de Formosa.

“Os pólos foram criados observando a sua vocação agrícola, o que vai nos permitir a trabalhar de forma mais organizada para ajudar a aproximadamente 2,5 mil agricultores familiares existentes na zona rural de Cuiabá a aumentar a sua produção de alimentos e, também, ajudá-los a comercializar essa produção no mercado.

O Agropolo Cuiabá vai contribuir para o desenvolvimento sustentável da agricultura familiar em nosso município”, explicou Dilemário.

Outra informação do secretário é que os técnicos da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico terão a missão de orientar os agricultores a se organizarem em entidades representativas para poder comercializar seus produtos para os programas de Merenda Escolar do Município e o de Aquisição de Alimentos do Governo Federal.

“A lei federal 11.

947/09 define que 30% dos recursos da merenda escolar devem ser gastos com produtos oriundos da agricultura familiar.

A determinação do prefeito Chico Galindo é para que os pequenos agricultores possam vender seus produtos para a secretaria Municipal de Educação, pois essa é uma oportunidade que vai gerar emprego e renda para o nosso homem do campo”, disse o secretário.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal O Documento