Prefeitura de Guarapari comemora o dia da escola

PTB Notícias 16/03/2007, 14:29


A cidade de Guarapari/ES teve muito o que comemorar nesta quinta-feira (15/03), Dia da Escola.

O município tem recebido diversas melhorias, entre reformas e construção de unidades educacionais, que receberamm atenção especial do prefeito petebista Edson Figueiredo Magalhães.

Edson já foi Secretário Municipal de Educação por três anos e, por isso, conhece bem as necessidades e as condições referentes a esse setor.

O prefeito conta que, ao assumir a administração municipal, encontrou os professores em movimento de paralisação e greve.

Por isso, assumiu com eles diversos compromissos, como o repasse de abonos salariais, pagos com recursos do Fundef, do Governo Federal.

Porém, os tantos anos seguidos de protestos com greves gerou um atraso no calendário escolar, que se estende até os dias atuais.

Em algumas escolas, o ano letivo de 2007 deve começar apenas em abril.

Essa dificuldade deve ser sanada pelo Procad (Programa de Reorganização do Calendário Escolar do ano letivo de 2006), com atividades extra-escolares.

Outro fator que mereceu atenção especial da prefeitura foi a merenda escolar que, atualmente, deixou de faltar nas escolas e passou a ter acompanhamento do núcleo de controle de qualidade e de nutricionistas.

Há variedade de alimentos, com frutas, legumes, verduras e carnes branca e vermelha.

Algumas escolas passaram também a oferecer o desjejum antes do horário de aula.

Também o transporte escolar teve modificaçõs.

Agora, ele atende às 23 escolas municipais e a 860 alunos.

As escolas onde as aulas terão início em abril também serão atendidas assim que forem concluídos os estudos da Secretaria de Educação e Cultura e estiverem encerradas as matrículas.

“Há grande preocupação da prefeitura em oferecer o transporte a todas as crianças.

Quem não estiver sendo contemplado deve solicitar o serviço na própria unidade de ensino do estudante”, informa o prefeito.

Várias escolas também receberam salas de informática e melhorias na infra-estrutura.

As obras de conclusão da creche Rosa Simões, em Jabaraí, que estavam paradas há mais de um ano e sofreram depredação devido ao abandono, finalmente foram reiniciadas e beneficiarão uma média de 250 crianças.

Duas Ordens de Serviço foram assinadas nos últimos dias para a conclusão da escola Zilnete Pereira Guimarães, da Praia do Morro e para a realização de melhorias na escola Omir Loureiro, no Lameirão.

Há ainda a previsão de construção de duas grandes escolas modelo, com 2.

200 mts² cada, uma no Jabaraí e outra no Camurugi.

As Escolas Modelo, idealizadas pelo prefeito Edson Magalhães terão, além de salas de aula, salas de informática, quadra de esportes, refeitórios amplos, área de recreação, sala de artes e recursos para os portadores de deficiências físicas e necessidades especiais.

“A educação é a base da cidadania e a saída para acabar com a violência”, afirmou o prefeito.

Agência Trabalhista de Notícias