Prefeitura de Ilhabela faz palestra sobre impacto dos vazamentos de óleo

PTB Notícias 18/06/2007, 14:47


Dentro da programação em comemoração ao mês do Meio Ambiente, a Prefeitura de Ilhabela, por intermédio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promoveu na última quinta-feira (14/06) uma palestra com o tema “Vazamento de óleo no mar, aspectos ambientais e operacionais”, ministrada pelo professor João Carlos Milanelli, biólogo da Cetesb, mestre e doutorado em oceanografia.

Participaram do evento representantes de Iates Clubes, marinas, colônia de pescadores, sociedade civil, alunos da Escola Estadual dr.

Gabriel Ribeiro dos Santos (Normal e Supletivo), além da secretária municipal de Meio Ambiente, Maria Inez Fazzini, o diretor Ricardo Martins e funcionários da pasta.

Para iniciar, o prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira (PTB/SP), entregou à organização o vídeo “Uma verdade inconveniente”, um documentário sobre mudanças climáticas, mais especificamente sobre o aquecimento global e seus efeitos, de Al Gore, político americano e ativista ecológico.

A palestra abordou a avaliação e quantificação de impactos gerados por vazamentos de óleo no litoral e o processo de monitoramento para recuperação ambiental das áreas afetadas.

Na ocasião, também foram abordados os serviços realizados pelos profissionais da CETESB em caso de acidente de vazamento de óleo, entre eles: as fases de acionamento (levantamento aéreo, marítimo e terrestre) e combate (comando, coordenação, contenção, remoção, limpeza e recuperação da área afetada); técnicas de contenção;dispersantes; queima induzida; limpeza de costões rochosos e suas técnicas, como bombeamento a vácuo, jateamentos de alta e baixa pressão e esteiras recolhedoras; gerenciamento de resíduos,com ações pós emergenciais, que englobam a curto, médio e longo prazo,como vistorias ambientais, avaliação dos danos e destinação final dos resíduos, recuperação ambiental, além do valor monetário dos danos ambientais e ressarcimento dos mesmos.

O biólogo falou ainda dos avanços que o país vem sofrendo em relação ao meio ambiente, como mudança na legislação, planos de contingência e perspectivasAgência Trabalhista de Notícias