Prefeitura de Ilhabela intensifica o combate à dengue

PTB Notícias 10/11/2007, 12:04


A Prefeitura de Ilhabela (SP) – administrada pelo petebista Manoel Marcos, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está desenvolvendo ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, causador da dengue, no período de outubro e novembro.

A doença é caracterizada por dor de cabeça, dor nos olhos, dor no corpo e febre, e é transmitida pela picada do inseto fêmea.

Para a dengue não existe vacina nem tratamento, porém, todo caso suspeito deve procurar os serviços de saúde para, além de tratar os sintomas (dores e febre), também realizar o exame de sangue, que é a única forma de confirmar a doença.

A Secretaria de Saúde adverte a importância do exame, que se dá por três motivos: estatística epidemiológica; confirmar ao cidadão o diagnóstico da doença e, identificar o tipo de vírus circulante no município, pois existem 04 (quatro) tipos de vírus diferentes e um desses pode causar a dengue hemorrágica, o tipo mais grave da doença, que não diagnosticado a tempo, pode levar a morte por hemorragia.

Segundo o diretor de Saúde, Marcio Tenório, no município de Ilhabela, o monitoramento constante da equipe do PIACD, vem tentando conter o alastramento dos focos do mosquito, que se concentram em maior número nos bairros da Barra Velha, Itaquanduba, Perequê e Bexiga.

Esse ano, o Serviço de Vigilância Epidemiológica de Ilhabela registrou 108 casos suspeitos e 05 foram confirmados, sendo 02 casos de infecção dentro do município e 03 casos contraídos fora do município.

Ainda segundo o diretor, a equipe de Saúde faz sua parte, mas é muito importante a conscientização e o envolvimento da população.

As medidas de controle e profilaxia são simples: basta não deixar o mosquito nascer.

Para isso evite proporcionar meios para que se acumule água nos lixos destampados, ou lixo a céu aberto, garrafas, copos, latas, pneus ou qualquer outro recipiente que mantenha água no seu interior, como vasos de plantas e até algumas plantas cujas folhas sirvam como aparador de água, como bromélias e outras folhagens de folhas grandes.

A Secretaria de Saúde de Ilhabela iniciou as atividades educativas no combate a dengue no dia 20 de outubro, com informações e panfletos distribuídos pelos agentes comunitários de saúde e encerram em 24 de novembro com o “Dia D de Combate a Dengue”, com apresentação de peças de teatro de rua, além de orientações nos comércios e domicílios.

O objetivo é envolver a população do município nessa campanha, lembrando que esse trabalho perpetua por todo o ano com a equipe do PIACD.

A campanha também prevê envolver escolas e bairros do município nesse trabalho.

Os Bairros escolhidos em função de maior índice de infestação do mosquito foram: Barra Velha, Itaquanduba, Perequê e Praia Grande.

As visitas domiciliares realizadas pelos Agentes Comunitários de Saúde já estão acontecendo, e por isso é importante que as famílias os recebam, ouçam suas orientações e tirem suas dúvidas sobre a Dengue.

Agência Trabalhista de Notícias