Prefeitura de Ilhabela investe em saúde bucal

PTB Notícias 24/05/2007, 12:00


O prefeito de Ilhabela, Manoel Marcos de Jesus Ferreira (PTB/SP), anunciou nesta quarta-feira (23/05) melhorias na área de saúde bucal do município.

Entre as melhorias anunciadas, estão a construção de um novo centro de saúde na Vila e a implantação de mais duas equipes de profissionais para atuar na saúde bucal.

O anúncio foi feito como continuidade da Campanha Nacional de Prevenção do Câncer Bucal, que aconteceu em Ilhabela no ultimo mês de abril, juntamente com Campanha de Prevenção de Vacinação do Idoso.

A campanha, de âmbito nacional, tem por objetivo levantar a prevalência do câncer de boca na população idosa, por ser a faixa etária mais atingida por este tipo de doença.

Segundo o coordenador de Saúde Bucal, Henrique Cavalli Torres, este aumento de equipes na saúde bucal é necessário para que se possa aumentar o atendimento a este tipo de câncer que, além de ter alto índice de mortalidade, causa seqüelas severas e grandes mutilações.

Ele ressalta ainda que é importante que a população saiba que a Campanha de Prevenção do Câncer Bucal ocorre em abril, mas que os exames bucais podem ser feitos durante o ano todo, nas Unidades de Saúde da Família.

“A campanha é uma forma de divulgação para que as pessoas se lembrem que devem ser examinadas pelo menos uma vez ao ano e, caso o paciente descubra algum machucado que esteja na boca há mais de duas semanas, deve procurar atendimento na Unidade de Saúde da Família”, ressalta o coordenador.

Atualmente, o Programa de Saúde da Família em Ilhabela conta com seis equipes de saúde bucal, cadastradas no SIAB: USF Armação/Comunidades, CSII Centro, USF Itaquanduba, USF Água Branca, USF Barra Velha e USF Costa Sul.

Segundo o diretor de Saúde, Márcio Tenório, com a implantação destas duas equipes haverá um aumento no recebimento das verbas junto ao Ministério da Saúde, uma vez que, para cada equipe aprovada, há uma verba anual de aproximadamente R$ 20 mil, mais R$ 6 mil para aquisição de equipamentos e instalações.

” Estas novas equipes irão atender as unidades dos bairros da Barra Velha e Água Branca, que passarão a ter duas equipes de saúde bucal.

Com estas alterações conseguiremos equilibrar a demanda que está reprimida nestas unidades, modernizar e adquirir novos equipamentos odontológicos”, esclareceu.

Agência Trabalhista de Notícias