Prefeitura de Itajubá e Defesa Civil orientam moradores sobre chuvas

PTB Notícias 17/01/2011, 17:13


O Prefeito Petebista ,Jorge Reno Mouallem(PTB- MG), do Município de Itajubá declara:”A população tem um papel primordial na prevenção às cheias e deve conhecer todas as medidas para garantir a segurança de nossas famílias, em caso de necessidade.

Divulgar essas informações a todos os itajubenses é uma das medidas que estamos tomando para atravessarmos este período de chuvas sem maiores transtornos”.

Devido às fortes chuvas, o Prefeito em parceria com a Defesa Civil alerta a população sobre o seu dever e ressalta a importância de Orientações e Medidas para evitar enchentes.

Orientações Durante chuvas e em caso de alagamentos, evite entrar em contato com a água de enxurradas, de bueiros e lama.

Elas podem estar contaminadas e causar doenças, como a febre tifóide, hepatite, leptospirose, entre outras.

Não arrisque enfrentar a correnteza, já que os alagamentos podem esconder bueiros abertos e buracos, trazendo riscos de acidentes.

Se estiver de carro, dirija devagar, fique longe dos veículos à frente e evite entrar em locais alagados e baixos, como nas proximidades de rios e ribeirões.

Evite transitar por locais alagados e onde forem registradas ocorrências, como queda de barreiras e outros.

Além de se expor a riscos desnecessários, isto atrapalha a locomoção de veículos de emergência, como do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, e o trabalho das equipes da Prefeitura.

Além disso, não estacione ou permaneça sob árvores, especialmente se estiver ventando.

Caso entre em contato com água de enxurradas e tenha sintomas como vômitos, febre, diarréia, dores musculares ou ferimentos, procure uma unidade de saúde.

Não ingira água sem tratamento; consuma somente o líquido filtrado ou fervido.

Medidas A Prefeitura vem realizando obras de drenagem em vários bairros da cidade que historicamente sofrem com as cheias.

Rebourgeon, Vila Isabel e Varginha são alguns exemplos.

Mas, para que estas melhorias tenham resultado eficaz e se revertam em mais qualidade de vida para o itajubense, a população tem papel fundamental.

Portanto, não jogue lixo em terrenos baldios, bueiros e principalmente dentro do rio ou ribeirões.

Os resíduos atrapalham a vazão das águas e no caso de bueiros entopem o sistema de drenagem instalado nas ruas, provocando alagamentos.

A Secretaria de Meio Ambiente, em parceria com entidades da cidade, realizou uma limpeza no Rio Sapucaí.

No total, foram retiradas mais de oito toneladas de resíduos, como galhos, eletrodomésticos, móveis, materiais de construção, depositados às margens e no leito, pela própria população.

Além disso, a Prefeitura de Itajubá, por meio da Defesa Civil, o Corpo de Bombeiros de Itajubá, a Polícia Militar, Polícia Civil, o 4º Batalhão de Engenharia de Combate criaram o Plano de Contingência de Enchentes, que define a estrutura operacional e medidas de prevenção, alerta e emergência, para garantir a preservação de vidas e da segurança da comunidade, em caso de necessidade.

Serviço Não dê ouvidos a boatos, que somente criam pânico e desconforto na população.

As informações oficiais sobre o nível do rio e dos ribeirões estão sendo divulgadas pela Secretaria Municipal de Comunicação por meio do site oficial da Prefeitura, no endereço www.

itajuba.

mg.

gov.

br, e por boletins informativos que estão sendo enviados à imprensa local e regional.

Para mais informações ou emergências, ligue 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).

Ao avistar móveis velhos, eletrodomésticos, sofás, e outros, jogados em terrenos baldios ou no rio, ligue para o Cata Treco, (35) 3692.

1875, que a Prefeitura de Itajubá irá buscar o material a ser descartado.

Agência Trabalhista de Notícias(PB) com informações da Prefeitura de Itajubá