Prefeitura de Juiz de Fora inicia inscrições para a 3ª Conferência da Cida

PTB Notícias 3/07/2007, 13:44


Nesta segunda-feira (02/07) começaram as inscrições para a 3ª Conferência da Cidade – Governabilidade e Participação Popular – “Uma questão de cidadania”.

As inscrições poderão ser realizadas até o próximo dia 13, na Secretaria de Planejamento e Gestão Estratégica, Avenida Brasil 2.

001, 5º andar, Centro, das 9h às 12h e das 14h30 às 18h ou pelo site da Prefeitura de Juiz de Fora (www.

pjf.

mg.

gov.

br), que é administrada pelo petebista Alberto Bejani (MG).

A Conferência é aberta aos administradores do poder público e do Legislativo, integrantes de movimentos sociais e populares, trabalhadores representados por suas entidades sindicais, empresários, organizações não governamentais, entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa, conselhos profissionais, entre outros.

A 3ª Conferência da Cidade será realizada entre os dias 16 e 18 de julho e tem como principais finalidades analisar e discutir o crescimento de emprego e renda na cidade; indicar prioridades de atuação para os poderes executivos municipal, estadual e federal; propor formas de participação no processo de formação do Conselho Municipal da Cidade (Comcidade); propor orientações, recomendações e adequações à revisão do Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano (PDDU) e das Leis Urbanísticas; analisar e discutir com a comunidade a Política Municipal de Habitação e a estruturação de áreas de especial interesse social.

A Conferência Municipal da Cidade é uma etapa preparatória para a 3ª Conferência Estadual da Cidade, agendada para setembro, e para a 3ª Conferência Nacional das Cidades, que será realizada entre os dias 25 e 29 de novembro.

Os trabalhos da etapa municipal da conferência serão desenvolvidos a partir do lema “Desenvolvimento urbano com participação popular e justiça social” e do tema “Avançando na gestão democrática das cidades”, com enfoque nas questões do município.

O evento é realizado a cada dois anos e vem se caracterizando como uma eficiente oportunidade de aproximar as lideranças comunitárias das soluções de problemas locais e regionais.

Durante a 2ª Conferência das Cidades, realizada em 2005 pela administração do prefeito Alberto Bejani, cerca de 19 ações foram selecionadas e encaminhadas como sugestões do município à etapa estadual.

Destas, 17 correspondiam às conclusões definidas por Juiz de Fora, apresentadas como propostas do estado de Minas Gerais em caráter nacional.

Informações sobre as inscrições podem ser obtidas pelo telefones 3690-7317 e 3690-7176.

Veja a programação:Dia 16 de julho – segunda-feira14h – Credenciamento15h – Abertura-Apresentação: Balanço dos resultados da 2ª Conferência Municipal-Apresentação: Emprego e Renda – Prefeito Alberto BejaniDia 17 de julho – terça-feira8h – Apresentação: Conselho Municipal da Cidade (Comcidade)/Plano Diretor de Desenvolvimento Municipal10h30 – Discussões e propostas14h – Apresentação: Política e Plano Municipal de Habitação16h30 – Discussões e propostasDia 18 de julho – quarta-feira8h – Apresentação: Meio Ambiente/Leis Urbanísticas10h30 – Discussões e propostas15h – Plenária e eleição dos delegados para a Conferência Estadual