Prefeitura de Juiz de Fora lança “Fest Ler vai às escolas”

PTB Notícias 18/10/2007, 10:22


O maior festival literário da região de Juiz de Fora (MG), o Fest Ler, ganha uma nova roupagem e passa a se tornar itinerante.

Além da feira de livros e das várias ações de incentivo à leitura ocuparem, anualmente, o complexo histórico do Centro Cultural Bernardo Mascarenhas, as escolas da rede municipal vão receber uma caravana, com escritores, contadores de histórias, artistas e as mascotes do evento, a família Traçaletras.

O projeto “Fest Ler vai à escola” terá sua primeira parada nesta quinta-feira, dia 18, a partir das 14h, no CAIC Professora Núbia Pereira de Magalhães, localizado na Rua Antônio Mourão Guimarães 628, Santa Cruz.

A proposta está afinada com as políticas de incentivo à leitura, uma das diretrizes do prefeito Alberto Bejani (PTB).

A idéia é dar a oportunidade aos alunos que não puderam comparecer ao evento durante sua realização, promovendo a formação de novos leitores, através da oferta de atividades culturais e encontros com escritores e artistas.

A programação será direcionada aos públicos infantil e juvenil.

As atividades serão divididas em quatro segmentos: leitura de livros, quando serão disponibilizados oito cestos contendo obras de títulos variados; contação de história; bate-papo com um autor; e apresentação de teatro.

De acordo com a secretária de Educação, Regina Mancini, a proposta é fortalecer a linha de ação que reúne comunidade, estudantes, autores, editores e livrarias em torno das práticas de leitura e divulgação do livro.

“Não há dúvidas de que a leitura é uma das formas mais eficazes de construção do conhecimento, possibilitando o contato com a arte e a cultura produzida pelo homem.

“Durante o evento, a Livraria Paulus, em parceria com a Prefeitura, vai fazer a doação de 36 mil livros para as escolas municipais.

Agência Trabalhista de Notícias (com informações da PJF)