Prefeitura de Laranjeiras lança programa de combate à evasão escolar

PTB Notícias 30/10/2009, 22:49

A Prefeitura de Laranjeiras (SE), administrada por Ione Sobral (PTB), lançou na última quinta-feira (29/10), um programa piloto no município; o Programa de Mobilização para a Inclusão Escolar e Combate a Evasão (Programa Bolsa Escola Municipal).

A solenidade, que contou com a participação de centenas de pessoas, foi realizada no Colégio D.

Pedro II, no bairro Pedra Branca.

Serão beneficiadas 216 famílias, o equivalente a 302 alunos da rede municipal.

Estes mais de 200 alunos serão os primeiros beneficiados, tendo em vista que o bolsa-escola municipal será estendido em breve para todas as unidades de ensino da rede municipal.

“Os alunos do colégio D.

Pedro II, em Pedra Branca, foram os primeiros beneficiados, mas, em um futuro próximo, todos os estudantes que se enquadrarem nos critérios do programa também serão contemplados.

Cada família participante receberá uma quantia de R$ 100.

Esse dinheiro será aplicado na aquisição de material escolar e outras necessidades dos estudantes”, declarou a Prefeita Ione Sobral.

“O nosso propósito enquanto gestores é proporcionar o melhor para a sociedade.

O lançamento do bolsa-escola municipal já era esperado com ansiedade pela população, porém as dificuldades financeiras enfrentadas pelo município não permitiram que nós fizéssemos isso antes.

Todavia, acreditamos que os jovens e os investimentos em educação são o caminho para o desenvolvimento e a certeza de que um futuro promissor é conquistado por este caminho”, acrescentou a Prefeita, que emocionou uma multidão em Pedra Branca e foi bastante aplaudida.

Na avaliação do secretário municipal de Educação, Geraldo Vieira, o Programa vai erradicar os altos índices de evasão e repetência no município.

“É importante frisar que pretendemos também incentivar as famílias com renda per capta de até um salário mínimo a matricular as crianças em uma das escolas da rede municipal de ensino, garantindo o princípio constitucional de condições de acesso e permanência dessas crianças da escola.

Além de matricular, acreditamos que os pais ou responsáveis pelos alunos vão acompanhar e participar do processo de aprendizagem deles.

Este também é um dos principais objetivos”, afirmou.

É preciso ficar atento aos critérios para participar do Programa de Mobilização para a Inclusão Escolar e Combate a Evasão.

Quem faz este alerta é o coordenador do Programa, Alberto Tadeu Santana de Oliveira.

“Só tem direito ao atendimento pelo programa, as famílias que têm filhos com faixa etária entre 06 e 15 anos matriculados na rede municipal de ensino em Laranjeiras, com freqüência escolar superior a 85%, que possuam renda per capta de até um salário mínimo e residam em áreas carentes sob o ponto de vista social, educacional e de infraestrutura básica.

Cada família beneficiada receberá um valor de R$ 100 por mês”, ressaltou.

Dona Maria Elda de Jesus foi uma das mães beneficiadas pelo Bolsa-escola municipal e se diz feliz pela conquista.

“Este é mais um incentivo que os pais têm para garantir a educação dos filhos.

Às vezes não temos o dinheiro para comprar nem o caderno das crianças.

Agradeço a oportunidade dada pela Prefeitura de Laranjeiras.

Dona Ione promete e ela cumpre”, completou.

* Agência Trabalhista de Notícias com informações do Portal Plenário