Prefeitura de Laranjeiras mobiliza o município no combate às drogas

PTB Notícias 4/03/2011, 9:41


Laranjeiras (SE), administrado por Ione Sobral (PTB), é o primeiro município do estado a oferecer de forma gratuita tratamento para dependentes químicos e para alertar sobre a problemática a prefeitura realizou na manhã da última terça-feira, 2/3, a 1º Caminhada de Combate às Drogas de 2011.

A campanha contou com a parceria com a secretaria de saúde, assistência e desenvolvimento social, conselho municipal anti drogas e secretaria de educação do município.

A prefeita Ione Sobral alertou sobre a necessidade de união familiar.

“Os pais que usam drogas procurem a assistência social porque temos toda uma equipe especializada nesse combate.

Eu como gestora estou aqui para ajudar cada família, mas primeiro é necessário que dentro de cada casa exista essa consciência de que o problema não é só dela, mas de todos nós e estamos aqui juntos para combater esse mal.

As famílias precisam se reestruturar para poderem ajudar quem está sofrendo com esse mal e a prefeitura está engajada nesta luta, nos procurem”, encoraja a prefeita Ione.

Segundo o secretário de saúde do município, Cláudio Santos, a prefeitura em união com as secretarias já vem realizando desde o ano passado atividades com a comunidade para levar a mensagem de combate e conscientização.

“Este ano intensificaremos ainda mais esse trabalho de combate às drogas”, garante o secretário Cláudio.

“Durante todo o percurso da Caminhada distribuimos adesivos, panfletos, botons e cartazes nas casas, para as famílias que nos observavam em suas portas.

Nesses materiais estão o número do disk denúncia caso eles conheçam alguma pessoa ou tenham algum parente usuário de droga.

“, conta a coordenadora do Cras II, Elaine Cristina.

Após a animada Caminhada, a multidão formada por estudantes das escolas municipais, estaduais e representantes das secretarias concentraram-se na Praça da Matriz onde ouviram depoimentos e orientações de especialistas sobre o tema.

No final, o grupo de teatro de jovens da Igreja Batista, sob a coordenação do Projeto Resgate, encenaram sobre as consequências do uso de drogas.

O combate começa em casa A coordenadora pedagógica do Projeto Resgate, Conceição, alertou para a necessidade de um novo olhar da sociedade.

“As pessoas precisam primeiramente enxergar os dependentes químicos como pessoas doentes e não como marginais e isso começa em casa.

Muitos pais e familiares dão as costas para a pessoa e as excluem e isso só agrava o problema.

Se essas pessoas forem tratadas elas podem voltar a viver na sociedade, trabalhar, estudar.

A prefeitura de Laranjeiras é a primeira em todo o Estado a oferecer de forma gratuita tratamento para viciados em drogas, através do Projeto Gaivotas, mas para isso é preciso força da família e entendimento coreto do problema”, explica Conceição.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal da Prefeitura de Laranjeiras