Prefeitura de Laranjeiras realiza entrega de certificados do Mão Amiga

PTB Notícias 5/12/2011, 6:46


O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides) e da Secretaria de Estado do Trabalho (Setrab), realizou na semana passada, no município de Laranjeiras (SE), administrado por Ione Sobral (PTB), a entrega de certificados de conclusão de cursos para 2.

145 beneficiários do programa de transferência de renda e estímulo a cidadania ‘Mão Amiga, que integram o cultivo’ da cana-de-açúcar.

O curso de qualificação profissional teve duração de 60 horas e é a única contrapartida exigida pelo Governo do Estado dos trabalhadores beneficiados pelo ‘Mão Amiga’.

A capacitação acontece por meio da parceria com a Setrab, voltadas para áreas de interesse como agroecologia, fruticultura e horticultura, empreendedorismo.

A prefeita de Laranjeiras, Ione Sobral, destacou para os alunos os benefícios do Mão Amiga.

“Tenho muitos elogios a fazer sobre esse Programa criado pelo governador Marcelo Déda.

O Mão Amiga beneficia diretamente os trabalhadores rurais e ainda dá oportunidade de qualificar profissionalmente os cortadores de cana e catadores e laranja.

É uma grande benção”.

“Sabemos da importância do Mão Amiga, por isso já estamos trabalhando para fazer uma reformulação das capacitações para aqueles beneficiários que integram o programa desde o início.

O intuito é ministrar aulas com conteúdos diferenciados do que já estão acostumados a ter.

Dessa forma, a qualificação fica cada vez mais atrativa”, destacou o secretário do Trabalho, Marcelo Freitas.

A diretora do departamento de Renda e Cidadania da Seides, Heleonora Cerqueira representou a secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino.

“Trago o abraço da secretária Eliane Aquino, que demonstra muita preocupação com as questões sociais do nosso Estado.

Por conta disso, os trabalhadores beneficiados com o Mão Amiga, além de receber a bolsa no valor de R$ 190, também são alfabetizados e recebem capacitação profissional”.

Ainda de acordo com Heleonora, dos 2.

700 trabalhadores da cana que foram beneficiados nesta edição, cerca de 740 são analfabetos, já os 4.

925 da laranja, foram diagnosticados 550 pessoas sem nível de escolaridade.

“A nossa meta é reduzir o índice de analfabetismo dos trabalhadores rurais através de uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação, que nos oferece o reforço do Sergipe Alfabetizado”, relatou.

Aprendizado garantido – Para o cortador de cana de Areia Branca, Edilson de Oliveira Costa, os conhecimentos adquiridos com o curso foram fundamentais para o aperfeiçoamento do seu trabalho.

“Fiz questão de participar das aulas, não só pela garantia do dinheiro que iria receber, mas pelo aprendizado”.

Para Alexandre Santana Santos a satisfação não foi diferente.

“Foi muito bom ter participado das aulas, já que aprendi a mexer no solo e sobre o perigo dos venenos que as pessoas colocam nas plantações.

Muito bom mesmo”.

Mão Amiga – Criado em 2009, o programa de transferência de renda e geração de cidadania ‘Mão Amiga’ garante a subsistência dos trabalhadores rurais da laranja e da cana-de-açúcar no período da entressafra, através de uma bolsa mensal de R$ 190 durante os meses de novembro e fevereiro para a cultura da laranja, e entre maio e agosto para a cana-de-açúcar.

Os recursos são oriundos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Funcep).

Em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seed), a Seides está trabalhando para alfabetizar a parcela dos trabalhadores rurais integrantes do ‘Mão Amiga’ que ainda não sabe ler e escrever.

Agência Trabalhista de Notícias (LL) com informações do Portal da Prefeitura de Laranjeiras