Prefeitura de Laranjeiras realiza I Mostra do Programa de Saúde na Escola

PTB Notícias 12/11/2011, 9:12

Mais Saúde e Educação nas escolas.

A prefeitura de Laranjeiras (SE), em parceria com as secretarias de Saúde e Educação, realizou no Clube recreativo Antônio Carlos Franco, a I Mostra do Programa de Saúde na Escola (PSE).

No espaço, foram montados estandes com os trabalhos produzidos pelos estudantes de 15 escolas municipais participantes do programa.

Os temas das atividades desenvolvidas pelos estudantes são prevenção à Saúde, Trânsito, Bulling, prevenção do meio ambiente, entre outros.

Durante a abertura do evento, a prefeita de Laranjeiras, Ione Sobral (PTB), deu as boas-vindas aos participantes e destacou o empenho da Prefeitura e dos profissionais envolvidos.

“As crianças de hoje são o futuro de amanhã, por este motivo, esta gestão tem um carinho especial por elas e não medimos esforços para desenvolver programas tão importantes como este.

Neste momento, quero agradecer a todos os profissionais envolvidos no PSE.

Sem o empenho de vocês nada disso seria possível”, ressaltou Ione Sobral.

Os estudantes de cada escola participante desenvolveram um tema transversal diferente, em que foram abordados assuntos de prevenção à Saúde, Cultura de Paz, Meio Ambiente, Trânsito, Bulling, entre outras coisas.

Acreditamos que, com este programa, possamos integrar a comunidade escolar e melhorar a qualidade de vida da população de Laranjeiras, já que os estudantes se tornam multiplicadores da informação”, disse a coordenadora do PSE em Laranjeiras, Karina Machado.

A coordenadora acrescentou também que a mostra é o resultado das atividades desenvolvidas nas escolas durante este ano letivo.

“Durante todo o ano desenvolvemos atividades importantes nas escolas.

Hoje, estamos aqui para expor à comunidade o resultado de todo o trabalho.

Claro que, o sucesso dessa mostra é fruto do empenho da Prefeitura de Laranjeiras e todos os profissionais das secretarias de Saúde e Educação”, destacou.

Laranjeiras foi um dos primeiros municípios sergipanos a aderir ao programa Saúde na Escola, lançado em 2008 pelo Governo Federal, através de parceria entre os Ministérios da Saúde e Educação.

Neste programa, são desenvolvidas ações de avaliação das condições de saúde, envolvendo estado nutricional, incidência precoce de hipertensão e diabetes, saúde bucal (controle de cárie), acuidade visual e auditiva, avaliação psicológica, cultura de paz e combate às diferentes expressões de violência, consumo de álcool, tabaco e outras drogas.

Como também, há uma abordagem à educação sexual e reprodutiva, além de estímulo à atividade física e práticas corporais.

“Já em 2008, Laranjeiras aderiu a este programa tão importante, que leva qualidade de vida aos estudantes e, conseqüente, à toda a comunidade.

Para o desenvolvimento pleno das atividades, o Governo do Estado também é um forte parceiro, já que disponibiliza todo o apoio aos municípios para a execução.

Nós fornecemos toda a orientação e capacitação aos coordenadores envolvidos com o PSE”, informou a coordenadora estadual do PSE, Luciana Boaventura.

O secretário municipal de Educação, Geraldo Vieira, destacou a importância do programa e afirmou que a escola é a base para a formação de uma sociedade melhor.

“No ambiente escolar, as informações chegam mais rápido, por isso, temos o dever de desenvolver ações tão importantes como as do PSE.

Neste programa, estamos formando jovens multiplicadores de informação.

Com isso, esperamos ter uma sociedade melhor, com mais qualidade de vida.

É Importante destacar também que, para o sucesso pleno deste programa, todos os profissionais de saúde e educação devem estar unidos em um só objetivo”, frisou Vieira.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do Portal Faxaju