Prefeitura de Laranjeiras (SE) comemora Dia Internacional do Folclore

PTB Notícias 24/08/2011, 7:31


Uma diversidade de cores e ritmos encantaram visitantes e a população que foi conferir de perto as apresentações de grupos folclóricos na histórica cidade de Laranjeiras, localizada a 20 km de Aracaju.

Hoje, o município berço da cultura sergipana é também referência nacional quando o assunto é cultura popular.

Por este motivo, o Dia Internacional do Folclore, comemorado na última segunda (22/08), será festejado durante cinco dias na cidade.

Os brincantes mostraram a arte em escolas, igrejas, nas ruas e até na sede da Prefeitura local.

A prefeita Ione Sobral (PTB) falou um pouco mais da ação.

Não podemos, em momento algum, esquecer de valorizar nossa cultura, porque será através dela que vamos conseguir desenvolver a cada dia o nosso município.

Ela será a principal ferramenta para disseminarmos o turismo e fazer com que a população se torne política e financeiramente independente para escolher por livre arbítrio um futuro melhor para todos, espera a gestora.

Nesta segunda-feira, a programação começou cedo com apresentação de grupos folclóricos em plena praça pública e logo em seguida, foi realizada no auditório da Universidade Federal de Sergipe (UFS), uma mesa- redonda com o tema Folclore, Tradição e Modernidade.

O evento contou com a participação do historiador Luiz Antonio Barreto, da mestre Bárbara Cristina, da Taieira, e do mestre Zé Rolinha, representando a Chegança.

Referência Nacional – Todo o trabalho desempenhado pelos folcloristas e a dedicação do poder público municipal à Cultura Popular tem como resultado o reconhecimento de Laranjeiras em todo o Brasil, tamanha é a diversidade de manifestações folclóricas que se mantém vivas há mais de um século.

A prova disso é que os brincantes participam frequentemente de apresentações nos mais importantes festivais nacionais de cultura popular.

O destaque do município é também a festa cultural mais tradicional do ano; o Encontro Cultural de Laranjeiras, realizado há mais de 30 anos no mês de janeiro.

O evento reúne intelectuais e folcloristas de todo o Brasil, que vem conhecer e aprofundar estudos e pesquisas.

Neste encontro, há a participação de mais de 100 grupos, seja do Estado ou de outras regiões do País.

Atualmente, de acordo com o secretário municipal de Cultura, Irineu Fontes, Laranjeiras possui o maior número de grupos folclóricos atuantes no Brasil.

Por este motivo, o poder público investe maciçamente nesta tradição.

Como todo Sergipe sabe, Laranjeiras é o berço da cultura sergipana e é justamente por isso que a atual administração vem investindo na cultura popular.

A prefeita Ione Sobral vem transformando a cidade em um pólo turístico através da exposição das riquezas culturais e do patrimônio religioso existente.

Dessa forma, quem ganha é a população, relatou Irineu Fontes.

O secretário destacou ainda que Laranjeiras nestes cinco dias foi, sem dúvida, o ponto de encontro dos sergipanos que tiveram interesse em conhecer e se aprofundar nesta vertente da cultura.

Aqui tivemos discussões a respeito dos avanços no que diz respeito aos investimentos realizados, as políticas a serem desenvolvidas nos próximos anos, troca de experiências com gestores e intelectuais do município e convidados, ou seja, quem visitou Laranjeiras neste período teve a oportunidade de conferir a apresentação de dezenas de grupos folclóricos atuantes.

É importante lembrar também que esta riqueza não é encontrada em nenhum outro município brasileiro, frisou Irineu Fontes.

Agência Trabalhista de Notícias (LL), com informações do Portal Faxaju